Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO

SECITEC – SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIDADE RONDONÓPOLIS

CURSO TÉCNICO EM MEIOS AMBIENTE

REALIZAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA

PROFESSOR:

ALUNO: JOÃO RENATO GENEROSO.

RONDONÓPOLIS MATO GROSSO

2011

SumárioPrograma de Gestão Ambiental nas Empresas 4
Evolução Recente 4
Auditoria Ambiental como Instrumento de Gestão Empresarial e Política Pública 5
Aplicação da Auditoria Ambiental 6
O Que é Auditoria Ambiental? 6
Auditoria Ambiental e Legislação 7
Planejamento e Condução da Auditoria Ambiental 8
Objetivos 8
Escopo 8
Critérios 8
Seleção da Equipe de Auditores 9
Avaliação das Evidências 9Apresentação de Resultados 9
Conclusão 10
Bibliografia 11

OBJETIVO

Contribuir para uma melhor gestão e organização empresarial, apontando através de levantamentos e análises observadas, corrigindo possíveis falhas praticadas dentro dos diferentes setores da empresa, orientando sua reestruturação.

1 - PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Evolução Recente

A gestãoambiental das empresas pode ser definida como aquela parte da função gerencial global que tanto, determina e implementa a política de meio ambiente estabelecida pela própria empresa. Adotada na década de 70 por empresas americanas, devida a pressão crescente, o rigor da legislação e a ocorrência de acidentes ambientais de grandes proporções, além de preocupar-se com a conformidade legal de suasatividades, identificando os potenciais riscos à saúde pública ou ao meio ambiente, gerados pelo processo produtivo ou prestação de serviços.

Hoje, as novas concepções de gestão empresarial tem como princípio estabelecer uma política de qualidade, inclusive ambiental, colocando a atividade industrial em foco para a promoção de um real desenvolvimento sustentável. O setor produtivo passaa ser visto não só como uma alavanca para o crescimento dos países, mas também como um propiciador de condições e recursos para solucionar os problemas ambientais existentes. As transformações dos cuidados com o meio ambiente por parte do setor produtivo, vem se processando em três estágios interligados e sucessivos, representando a evolução de uma postura reativa para uma fase adaptativa,culminando com a adoção, pelas empresas, de uma atitude produtiva em relação ao meio ambiente.

1º MOMENTO – Cumprimento das Exigências Legais e Normativas.

2º MOMENTO – Integração de uma Função Gerencial de Controle de Poluição.

3º MOMENTO – Implementação da Gestão Ambiental, com ênfase na prevenção dos acidentes e da degradação ambiental.

Atualmente, algumas modificações nogerenciamento empresarial vem sendo adotadas, objetivando a maior competitividade das empresas e a adequação das características finais dos produtos da empresa, visando aperfeiçoá-lo e, em última análise, atender aos interesses dos consumidores, cada vez mais conscientes e exigentes em relação à qualidade dos produtos.

Auditoria Ambiental Como Instrumento de Gestão Empresarial e PolíticaPública

Na gestão ambiental, a auditoria ambiental passou por um longo período de desenvolvimento. Com os constantes acidentes ocorridos na indústria química, esse setor passo a necessitar de um instrumento eficaz para avaliação da segurança das plantas fabris. A legislação relacionada a segurança e saúde do trabalhador se tornava mais restritiva e impunha sanções cada vez maiores. Asorganizações sindicais, nos países desenvolvidos, passaram a exercer pressões significativas e a prevenção de acidentes de trabalho tornou-se foco de reivindicações. Esses acidentes traziam à tona uma parte do problema. As conseqüências de um grave acidente, normalmente geravam danos ambientais muitas vezes irreversíveis.

A gestão empresarial relacionada ao meio ambiente tem,...
tracking img