Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4220 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS
RESUMO Contabilidade de Custos é o processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral, para registrar os custos de operação de um negócio de tal maneira que, com os dados da produção e das vendas, se torne possível à administração utilizar as contas para estabelecer os custos de produção e de distribuição, tanto por unidade como pelo total, para um ou paratodos os produtos fabricados ou serviços prestados e os custos das outras diversas funções do negócio, com finalidade de obter operação eficiente, econômica e lucrativa. Palavras-chave: Atenção, Custos, Gastos, Despesas e Funções.

1.INTRODUÇÃO A contabilidade de custos fornece informações a respeito de custos, estoque, custo de vendas e de distribuição, vendas e lucros para cada uma das linhas deprodutos fabricados. Esta informação é ou pode ser apresentada em detalhe para cada um dos lotes pedidos relativos ao produto. A contabilidade de custos também fornece informações detalhadas a respeito das despesas operacionais do negócio. Assim, com o sistema de custo, é possível conhecer o custo de operação de um departamento ou da realização de qualquer outra atividade do negócio explícita edetalhadamente. Taís informações são úteis por mostrarem o que se fez, como se fez, qual o custo, porquanto se vendeu e qual o lucro. Tendo esta informação por guia, muitas vezes é possível aumentar a produção, idealizar o processo mais eficiente, reduzir os custos e aumentar os lucros.

Assim a contabilidade de custos serve para a finalidade muito útil por contribuir para a aceleração e aumentoda produção, fornecendo registros completos e seguros das transações comerciais. Aumenta o valor do sistema contábil, determinando o aparecimento de mais informações a respeito das transações internas do negocio, que normalmente não teria sido possível obter somente por meio de um sistema de contabilidade geral. Dentro da contabilidade de custos deve-se analisar o problema contábil que seapresenta, qual o significado dos custos e como se empregam na administração de empresas, a aplicação dos princípios econômicos de administração mediante as informações de custos.

No processo de contabilidade de custos consiste principalmente na classificação e reclassificação das informações de custos em diferentes categorias, que servem para finalidades

2

muito úteis. Neste processo,classificam-se os custos por varias formas, e, em diferentes estágios no processo de contabilidade de custo, é possível a mesma importância de custos em diferentes classificações. A compreensão da classificação dos custos é, portanto, necessária para domínio da contabilidade de custos. As principais classificações da contabilidade de custos são elementos de custo, custos diretos e indiretos, custodepartamentais, custos unitários e custos divisionais.

2. SURGIMENTO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS. A humanidade passou por diversas transformações ao longo dos tempos, seja no que diz respeito ao relacionamento com o próximo ou no modo como guardava e registrava seus bens. A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera aRevolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais. Segundo Martins (2003, p. 19), “para a apuração do resultado de cada período, bem como o levantamento do Balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, já que suamedida em valores monetários era extremamente simples”.

O Contador verificava o montante pago por item estocado e dessa maneira custeava as mercadorias, fazendo o cálculo basicamente por diferença, computando o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava, apurava o valor de aquisição das mercadorias vendidas.

2.1 PROCESSOS...
tracking img