Empreendedorismo social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL - FICHAMENTO
- A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o modelo de produção, participando, assim, do processo de “destruição criativa” daordem econômica vigente. Trata-se, portanto, do responsável pela inovação e pela capacidade da economia de se desenvolver. (Schumpeter, 1934)
- Conceito de empreendedorismo: Um processo dinâmicopelo qual os indivíduos identificam idéias e oportunidades econômicas e atuam desenvolvendo-as, transformando-as em empreendimentos e, portanto, reunindo capital, trabalho e outros recursos à produção debens e serviços. Trata-se, portanto, de uma atividade econômica geradora de bens e serviços para a venda (Melo Neto e Fróes, 2002, p.6).

- Em seu livro “Inovação e Espírito Empreendedor”, PeterDrucker destaca dois pontos importantes na discussão sobre o empreendedorismo: primeiro, iniciar um negócio não é necessário ou suficiente para o empreendedorismo; segundo, o empreendedorismo nem semprerequer finalidade de lucro (DRUCKER, 1987). Dessa forma,

[...] ao longo das últimas décadas, as denominadas organizações sem fins lucrativos recorrentemente têm se utilizado das ferramentasgerenciais associadas à escola do empreendedorismo, o que possibilitou a emergência de uma nova conceituação nesta área de conhecimento: o empreendedorismo social (SILVA, 2008).

- A característica chavedos empreendedores sociais é que eles correm riscos em benefício das pessoas a quem a sua organização serve (BRINCKERHOFF, 2000, p.1).

- Para Melo Neto e Fróes (2002, p.6) o empreendedorismosocial difere do empreendedorismo de negócios em dois aspectos. Em primeiro lugar, por não produzir bens e serviços para vender, mas para solucionar problemas sociais; e em segundo lugar, é direcionado nãosomente ao mercado, mas para segmentos populacionais em situação de risco social, como a exclusão social, pobreza e risco de vida.

- Conforme Vale (2004), o empreendedor social é aquele...
tracking img