Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 5º SEMESTRE

Indústria, atividade que pelo trabalho, transforma matéria-prima diversos produtos, que podem ser ou não comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.
O processo de produção industrial conhecido também como setor secundário, emoposição à agricultura setor primário e ao comércio e serviços setor terciário, de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo. Sendo hoje em dia o processo industrial capitaneado pelas multinacionais.
Indústria de bens de produção ou indústria de base é toda indústria que trabalha com matéria-prima bruta transformando-a em matéria-prima para outras indústrias.Indústria de bens intermediários ou de bens de capital é aquela que tem como principal função equipar indústrias de outros tipos, em especial indústrias do setor terciário indústria de bens de consumo ou leve.
Indústria de bens de consumo é aquela que produz artigos para o a população em geral.

1. Definições conceituais

Sistemas de Acumulação de Custos;

Sistema esse querepresenta a forma com que os custos são transferidos aos produtos fabricados.
Depois de calculado os custos de cada centro de custo produtivo ou auxiliar, é necessário transferir tais custos aos produtos.
A contabilidade apura os custos de cada centro, depois ela deverá valorar os estoques e também determinar o Custo dos Produtos Vendidos – CPV.
Sendo assim o esquema de trabalho na apuração doscustos será:
* Determinar os custos diretos e contabilizá-los aos respectivos centros.
* Fazer o rateio dos custos indiretos e transferi-los aos centros de custos.
* Transferir os custos assim determinados (1 e 2), incluindo os custos de materiais diretos, para os produtos.
Esta transferência será debitada á conta específica de estoques de produtos em elaboração e creditada na conta detransferência de custos no subgrupo das contas de centro de custos.
Depois de os produtos que forem concluídos serão transferidos para o estoque de produtos acabados.

Para se formar o valor do custo de cada produto, devemos utilizar o critério específico e coerente, de acordo com uma metodologia lógica, racional.

Ao decidir quanto ao sistema ou modalidade de custeio a ser adotada, a empresadeverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, pelo sistema produtivo da empresa.
Existem dois sistemas básicos de produção:

Sistema de produção por encomenda; caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados. Este sistema de produção adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a indústria cujo sistema produtivo for predominantementedescontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados, sob encomenda específica dos seus clientes.

Sistema de produção contínua; caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados. A empresa que produz, em série, bens ou serviços padronizados geralmente adota o sistema de acumulação de custos por processo.

De acordo a análise o sistema de produção, será definida o sistema deacumulação de custos:
* Por processo; para produção contínua
* Por ordem de produção; para produção por encomenda.

Ambos os processos são perfeitamente viáveis e aceitáveis contábil e fiscalmente. Ambos podem se aplicado com base no custo por absorção e pelos custos reais incorridos.

b. Custeio Variável;

Também chamado de custeio direto, consiste em considerar como custo de produção doperíodo apenas os custos variáveis incorridos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período. O custo dos produtos vendidos e os estoques finais de produtos em elaboração e produtos acabados só conterão custos variáveis. Os métodos de Custeio...
tracking img