Contabilidade: contas com enfoque no plano de contas com suas respectivas aplicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade: Contas com enfoque no Plano de Contas com suas respectivas aplicações

Resumo
Este artigo visa mostrar a importância da contabilidade em nossos dias, em nossas vidas.
Há relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de 2.000 a.C. Em um mercado que baseado em troca de mercadorias, era a contabilidade que definia quanto cada um possuía de uma determinada mercadoria equal seria o valor de troca da mesma em relação à outra.
Para podermos utilizar a contabilidade precisamos observar o que ocorre em nossas vidas e em empresas, pois com isso aprenderemos a olhar tudo de forma diferente.
Como iremos abordar as contas e respectivamente o plano de contas onde estes servem para identificar as contas quanto sua natureza se esta é Devedora ou Credora, identificar aqual grupo do Balanço Patrimonial está localizada e informar qual sua finalidade, funcionamento.
O objetivo principal de um Plano de Contas é melhorar o trabalho das Demonstrações Financeiras dentro de uma empresa e com isso criar um padrão para o melhor desempenho da entidade, mais sempre de acordo com os princípios contábeis.
Palavras-chave: Plano de Contas. Informações. Débito. Crédito.Abstract
This article aims to show the importance of accounting in our days, in our lives.
There are reports that the first accounting events dating back to 2,000 BC In a market-based exchange of goods, was the accounting that defined how much each one possessed of a particular commodity and what would be the exchange value of the same in relation to each other.
To be able to use the accounts wemust observe what occurs in our lives and businesses, because with this learn to look at everything differently.
How we will address the accounts and respectively the chart of accounts where they serve to identify the accounts regarding its nature if this is a debtor or Creditor, identify which group Citicorp is located and inform what your purpose, functioning.
The primary purpose of a chart ofaccounts is to improve the work of the financial statements within a company and create a standard for the best performance of the entity, always in accordance with the accounting principles.
Keywords: chart of accounts. Information. Debt. Credit.

Introdução
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises denatureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar de detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro dasoperações da organização. Com isso melhorando o trabalho de contabilistas e a melhor compreensão dos seus relatórios, pareceres e mesmo anotações no livro diário.
O Plano de contas deve possuir contas em número suficiente para registrar todos os valores positivos, todos os valores negativos, todos os ingressos e todas as despesas de forma detalhada a fim de não ocorrerem confusões.


1Contas
É nome técnico que identifica um componente Patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Liquido) ou um componente de Resultado (Despesa ou Receita).
Todos os acontecimentos que ocorrem cotidianamente na vida da empresa, responsáveis pela gestão do patrimônio como: compras, pagamentos, recebimentos e etc., são registrados pela Contabilidade em contas próprias.
1.1 Classificação
Nacontabilidade as contas podem ser classificadas em dois grupos:
- Contas Patrimoniais
- Contas de Resultado
- Contas Patrimoniais: representam elementos do Patrimônio e dividem-se em Contas Ativas (bens e direitos) e Contas Passivas (obrigações e patrimônio liquido)
- Contas de Resultados: representam as variações patrimoniais e dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas....
tracking img