Agropecuaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais comogado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações.Tipos de sistema e uso de terra
A agricultura é um conjunto de tecnicas que o homem criou para produzir mais. Podemos dividir esse sistema em duas partes:
Da zona temperada
realiza a rotação de 3em 3 anos dos cultivos, o que traz um uso intensivo da terra, pois não existem espaços ociosos durante o ano. É característico da agricultura na Europa, EUA e Canadá.
Da zona tropical
é um cultivocom queimadas, no qual a colheita é realizada durante alguns anos apenas, pois o solo não apresenta mais fertilidade. É chamada de agricultura itinerante e extensiva, e caracteriza-se pelos baixosrendimentos, pela rotação de terras e pela baixa densidade demográfica rural. É encontrada nos países tropicais que sofreram a implantação da plantation em seu período colonial, com monocultura emlatifúndios, mão-de-obra barata e objetos exploratórios.

Pode-se classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
1. Agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprioprodutor.
2. Agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercado consumidor.
3. Agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com osinteresses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation).
4. Agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, aprocura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveis de integração social e finalidade de defesa militar).
5. Agricultura científica: característica...
tracking img