Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Básica
O conceito da contabilidade é enfatizar o patrimônio, pois no patrimônio das entidades está a razão da contabilidade. De acordo com Francisco D'Auria " É a ciência que estuda e pratica as funções de orientações, controle e registros relativo aos atos e fatos da administração econômica." Devemos lembrar que Francisco D'Auria é da Escola Patrimonialista e tem como o patrimônioo ator principal. A contabilidade deve verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que formas esses resultados estão sendo gerados.
O objeto é o patrimônio das entidades (empresas), é o que a ciência cuida. Por meio da contabilidade, podemos ter o controle e o conhecimento detalhado do estado em que se encontra nosso patrimônio e acompanharnossa evolução.
O objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer suas tendências futuras.
Escrituração Contábil
A escrituração contábil abrange todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades, tais como os lucros,rendimentos e ganhos de capital auferidos (algo que depende somente de você). É o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas. Considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.
Demonstrações Contábeis
Objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é de fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxofinanceiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedades de usuários na tomada de decisões. Mostrando também os resultados do gerenciamento pela administração dos recursos que lhe são confiados
Balanço patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar qualitativamente e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade. O balanço Patrimonial éconstituído por ativo, passivo, e pelo patrimônio liquido.
Ativo: compreende de bens, direto e demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de evento ocorridos as contas do ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização, podendo ser de curto prazo ou a longo prazo.
Ativo circulante: inclui os ativos usadosnas operações que esperam ser convertidos para caixa, ou vendidos, ou consumido no período de um ano ou durante o período operacional normal do negocio para começar um novo ciclo.
Ativo Não Circulante: São incluídos nesse grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu compreendimento.
Passivo: compreende as origens de recursos representadospelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. As contas do passivo são dispostas a ordem crescente dos prazos de vencimento das dividas.
Passivo Circulante: Neste grupo são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos ativo não circulante, quando se vencerem no exercício seguinte.Passivo Não Circulante: O grupo não circulante deverá ser desdobrado em exigível a longo prazo e patrimônio liquido.
Patrimônio Liquido: Compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do ativo e o valor do passivo. Quando o valor do passivo for maior que o do ativo o resultado é denominado passivo a descoberto. Esse grupo representa os interesses dosacionistas nas obrigações a pagar da organização.


Plano de contas
Balanço Patrimonial
1. Ativo|2. Passivo|
1.1 Ativo Circulante[->0]|2.1 Passivo Circulante[->1]|
1.2 Ativo não circulante[->2]|2.2 Passivo não circulante[->3]|
|2.3 Patrimonio líquido[->4]|
Resultado
3. Receitas[->5]
4. Despesas[->6]

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
A DRE tem como objetivo...
tracking img