Contabilidade ambiental: um diferencial dentro das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Ambiental: um diferencial dentro das empresas

Resumo
Apesar das vantagens que uma empresa pode ter com a preservação ambiental, ainda é muito discutido nas empresas os custos que tal responsabilidade pode ocasionar, pois é muito comum gestores de grandes empresas considerarem mais lucrativo simplesmente se desfazer de seus resíduos sem antes passá-los por um processo detratamento adequado. O presente artigo pretende mostrar que a Contabilidade ambiental pode ser um diferencial dentro das empresas, pois uma empresa ambientalista conquista mais clientes, tem maiores chances de conseguir bons investidores e não corre o risco de multas inesperadas que afetam não só a situação financeira da empresa como também a reputação desta.
Palavras-Chaves: Meio Ambiente.Contabilidade Ambiental. Industrialização.


1 Introdução
As empresas encontram-se em um processo interativo constante com o meio ambiente, obtendo recursos naturais, transformando-os em produtos e atendendo aos seus objetivos econômicos e sociais. O que muitas vezes acaba sendo esquecido é que os recursos ambientais se exaurem e por este motivo não podem ser usados de maneira impensada, pois,além da exaustão, o descuido com o meio ambiente causa a poluição o que prejudica a saúde humana.

Por este motivo foram iniciados programas em prol do meio ambiente, e as empresas foram as mais cobradas, já que, historicamente, são elas as principais causadoras da degradação ambiental. A partir desta cobrança surgiu um novo ramo da Contabilidade, a Contabilidade ambiental, que tem comoobjetivo evidenciar tanto as benfeitorias, como a degradação que uma empresa pode causar ao meio ambiente.

Deste modo, o presente artigo busca apresentar o que é a contabilidade ambiental e demonstrar os principais benefícios que a preservação da natureza pode trazer às empresas focadas nessa temática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica voltada ao aprofundamento sobre oassunto e ao final apresentamos casos reais de empresas que utilizam a Contabilidade ambiental.


2 Antecedentes Históricos de Degradação Ambiental
O ser humano tem grande capacidade de adaptação ao meio ambiente natural, pois, sempre cria seu próprio ambiente de acordo com as situações em que se encontra, e foi a partir deste fato que o homem começou a interferir na natureza. Sempre aprocura da satisfação de seu bem estar, o homem passou a modificar a natureza e a adaptá-la a seu modo de vida.

Com o passar do tempo a capacidade do homem em intervir na natureza aumentou de modo que o próprio homem jamais pudesse imaginar. Foi aí que se iniciaram os impactos ambientais, pois em busca de uma melhor qualidade de vida, o homem lutava contra a natureza.

Dias (2008) dizque a revolução industrial, que abriu as portas para a geração de riquezas e proporcionou melhor qualidade de vida aos seres humanos, também trouxe vários problemas ambientais, como: alta concentração populacional, devido à urbanização acelerada; consumo excessivo de recursos naturais, sendo alguns não renováveis; contaminação do ar, do solo, das águas; e desflorestamento. O processo deindustrialização sofreu grande transformação, e quanto melhor era a situação das indústrias, mais grave era o problema do meio ambiente. Sendo que um dos problemas mais visíveis era a destinação de resíduos de qualquer tipo que sobravam do processo produtivo no meio ambiente, fato que afetava não só o meio ambiente natural, como também a saúde humana.

A exploração do meio ambiente se manteve pormuito tempo sem qualquer tipo de contestação. A visão equivocada de que os recursos naturais eram ilimitados e estavam à disposição do homem só começou a ser questionada nos anos 70, quando os processos de deterioração ambiental e a possibilidade de esgotamento de determinados recursos naturais se tornaram mais evidentes.

Nesta época foi publicado em um relatório denominado Limites do...
tracking img