Aula pratica quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA QUÍMICA GERAL





















Prof. Marcos Valério Zschornack

Aula Prática – 01

TESTE DA CHAMA

Objetivo:
Identificar alguns metais através de sua radiação visível

Introdução:
Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valorqualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de um nível mais baixo para outro de energia mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida naforma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico.
Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados; por isso foram escolhidos sais de vários destes elementos para a realizaçãodeste experimento.

Material:
• Bico de Bunsen
• Algodão
• Vareta de vidro (rosca)

Reagentes:
▪ Sol. de cloreto de lítio ( LiCl )
▪ Solução de cloreto de cálcio (CaCl2)
▪ Solução de cloreto de bário (BaCl2)
▪ Sol. de sulf. de cobre pentahid. (CuSO4.5H2O)
▪ Solução de cloreto de sódio ( NaCl )
▪ Solução de cloreto de potássio ( KCl)

4.Procedimento Experimental:

Usando a vareta de vidro disponível em sua bancada e um chumaço de algodão, faça um "cotonete" de aproximadamente 0,5 cm de diâmetro. Umedeça o cotonete na solução do sal do metal a analisar e toque-o na lateral da chama azul do bico de Bunsen. Verifique a cor que a chama adquire e anote. Se houver dúvida quanto à cor, repita o teste quantas vezes achar necessário.
Retire oalgodão da vareta e limpe-a. Refaça o "cotonete" e repita o teste para cada uma das soluções de sais colocadas em sua bancada. Lembrando sempre que, a cada teste, a vareta deve ser limpa e o "cotonete" refeito com um novo chumaço de algodão. Ao final, reúna os resultados de seus testes em uma tabela como a que segue:





sal analisado metal presente cor da chama___________ ____________ ____________
___________ ____________ ____________
___________ ____________ ____________
___________ ____________ ____________
___________ ____________ ____________
___________ ____________ ____________

Ao concluir o preenchimento da tabela acima, faça o teste com a "solução problema" a fim de identificar o metal presente.

5. Questionário:
1. Emque se fundamenta o teste da Chama ?
1. O teste da chama pode ser aplicado a todos os metais ?
2. Grande parte da iluminação de Teresina é feita com lâmpadas a vapor de sódio. Por que elas apresentam coloração amarela ?
3. Qual a diferença entre "espectro eletromagnético" e "espectro atômico" ?





































Aula Prática – 02REATIVIDADE DE METAIS

Introdução:
Os metais que têm maior tendência de ceder elétrons são mais reativos e aparecem no início da fila de reatividade dos metais. Os metais menos reativos, com menor tendência de ceder, aparecem no final da fila. Os metais reativos doam elétrons para os menos reativos espontaneamente, estabelecendo assim, as reações espontâneas. Quando ocorre o inverso, ou seja,um metal menos reativo cede elétrons para um metal mais reativo, constitui-se uma reação não espontânea.

Li,K,Rb, Cs,Ba,Sr,Ca,Na,Mg,Al,Mn,Zn,Fe,Co,Ni,Pb,H,Cu,Ag,Pd,Pt,Au
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]
Maior reatividade, Menor nobreza

Materiais:
• Tubos de ensaio.
• Estantes para tubos de ensaio.
• Pipetas de 10 mL.

Reagentes
▪ Ácido...
tracking img