Consumo guarana no amazonas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guaraná

O guaranazeiro é encontrado na Amazônia brasileira, em estado nativo, na região compreendida entre os rios Paraná do Ramos e no Rio Negro, no Estado do Amazonas e na bacia superiordo rio Orinoco, na Venezuela.
Em Roraima, há ocorrência sub-espontânea do guaranazeiro no Baixo Rio Branco, com plantios incentivados desde 1981, através do Programa Nacional de Estímulo àCultura do Guaraná. Em grande parte da região, a cultura encontra condições naturais adequadas para estabelecer-se, devendo-se dar preferência a áreas providas de infra-estrutura e boa localizaçãocom relação ao mercado.
O produto apresenta grande potencial para os mercados local e regional e vem sendo comercializado sob as formas de refrigerantes, bastão, pó e xarope. Estudos mostram quetem sido crescente a participação relativa do produto, no mercado, nas formas de refrigerante e guaraná em pó, enquanto têm decrescido sensivelmente o consumo de bastão e de xarope.
No Estadode Roraima, o guaraná não é produzido em escala econômica. O consumo local é ainda pequeno e o guaraná provém, na sua maioria, do Estado do Amazonas. Dados do IBGE para 1996, indicam apenas 1 haplantada com um valor da produção de R$ 50,00. Mas Roraima, pelas suas característica climáticas, apresenta boas condições para a implantação e desenvolvimento dessa cultura.
Com a instalaçãode fábricas de concentrado na Amazônia Ocidental, as que fornecem a matéria-prima principal para as indústrias de refrigerantes, tem-se uma estimativa de consumo para 1998 de mais de 1.000toneladas do produto, fato que garante à cultura do guaraná um destaque especial. Tais empresas, que para fazerem jus aos incentivos fiscais da região, necessitam adquirir insumos locais (AmazôniaOcidental) o que traz uma certeza para uma produção desta cultura no Estado de Roraima, apesar do cultivo do guaraná em outros Estados do país.
Fonte: SEPLAN / DAI – POTENCIALIDADES DO ESTADO DE...
tracking img