Texto filosofico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto a seguir tem como objetivo conectar três obras: O Evangelho segundo João, o filme Matrix e o filme, ou livro, O Mundo de Sofia. A análise de cada obra será feita e ao final tentareiconectá-las.
O Evangelho segundo João é o quarto e último evangelho na Bíblia. Sua autoria é atribuída a João, e foi escrito entre os anos de 95 e 100. Como a maior parte dos seus relatos é inédita em relaçãoaos outros três evangelhos escritos, muitos acreditam que o autor tinha conhecimento do conteúdo deles ao escrever seu livro. Grande parte do Evangelho é dedicada a vida de Jesus Cristo e suaspalavras nos últimos dias. Aqui daremos maior ênfase ao capítulo 1 do versículo 1 ao 14. O Evangelho segundo João é o único evangelho que identifica Jesus explicitamente como Deus, e mais enfaticamente nocapítulo 1 versículos 1-5:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foifeito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. “
Com isso em mente observamos que o Evangelho de João não buscauma precisão histórica, ou uma narrativa cronológica dos fatos, e sim apresentar uma teologia a respeito de Cristo, interpretando-o segundo a fé da comunidade cristã próxima a João.
Já o filme Matrixtrata sobre seres humanos que foram derrotados pelas máquinas, num futuro distante, e por tanto condenados a viverem adormecidos, neuralmente conectados a uma realidade virtual chamada Matrix. ThomasA. Anderson é um dos milhões de humanos conectados a Matrix, mas Anderson vive uma vida dupla, pelo nome de Neo, ele é um hacker conhecido. É nesse meio hacker que ele ouve falar sobre Morpheus e aMatrix, que o próprio Morpheus descreve como “algo de errado com o mundo”.
O que Neo não sabe é que Morpheus acredita que ele é o escolhido (The One), a pessoa que será capaz de libertar os...
tracking img