Consultoria inovac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Pode-se observar um número crescente de entidades, principalmente Organizações Não Governamentais ONGs, que tem surgido para o atendimento de questões sociais. Como o Estado tem se demonstrado incapaz de promover a inclusão e bem-estar social, a Associação Estrela Azul criada em 1981, bem como outras organizações, surgiram para preencher essa lacuna.
A necessidade dessas ONGs emprestar bons serviços, esbarra de forma geral na incapacidade de gerenciar a proposta como um todo.
Procurando encontrar alternativas viáveis para o atingimento de objetivos da entidade supracitada, a Inovat Consultoria Organizacional foi criada no intuito de facilitar as atividades daquela ONG.
Esse trabalho tem por objetivo diagnosticar pontos a serem melhorados, propor alternativas de soluções emOrganizações do Terceiro Setor e programar estratégias para que alcancem seus objetivos.
Sendo a Inovat Consultoria uma empresa que visa à reestruturação de determinadas organizações, escolhemos como área de atuação o Terceiro Setor. Pesquisas feitas recentemente pelo IBGE mostram que, aproximadamente, 276 mil organizações movimentam 1,5% do PIB nacional; o que demonstra a expansão visível dessesetor, principalmente, pelo envolvimento de empresas privadas em questões sociais.
A Associação Estrela Azul proporcionou a oportunidade de realizar pesquisas e análises mais profundas que nos trouxeram as conclusões necessárias sobre as dificuldades de uma ONG promovendo projetos de soluções.
1.OBJETIVOS
Colocar em prática tudo o que nós aprendemos no decorrer do curso Técnico emAdministração; objetivando, principalmente, o aprendizado com base em experiências que teremos ao longo desse trabalho.
Identificar problemas e propor soluções através de projetos a serem aplicados em uma Organização, no caso, a Associação Estrela Azul, Organização Não-Governamental do município de Mauá. Caberá a ONG decidir o que lhe convém aplicar.
Analisar aspectos inerentes às áreas Financeira, Jurídica,Recursos Humanos e Marketing na Associação Estrela Azul, que nos permitirá a inserção de conhecimentos administrativos em sua entidade.
2. Identificação da Associação Estrela Azul
A Associação Estrela Azul é uma entidade civil sem fins lucrativos e situa-se na Rua Francisco de Toledo, 112 - Jardim Zaíra fone: 4519-6615 CEP: 09320-790. Desenvolve trabalhos sociais, culturais, esportivos,recreativos e profissionais; com crianças, jovens e adultos na faixa etária de 7 a 24 anos.
2.1 Histórico:
No ano de 1976, um grupo de moradores do bairro Jd. Zaíra se organizou com a finalidade de suprir a ausência de alternativas de socialização e lazer. Foi a origem e o início da história do Estrela Azul. Com o apoio e a participação das famílias dos integrantes desse grupo inicial e da comunidade,foram realizadas várias promoções com o objetivo de angariar recursos financeiros para a construção de uma sede. O sucesso foi tanto que, já no ano seguinte, foi adquirido um terreno e iniciada a construção da sede social.
A inauguração da sede, que foi uma conquista exclusiva da comunidade, possibilitou o desenvolvimento de atividades sistemáticas de lazer, sociais e religiosas. Assim, elacumpriu os objetivos do grupo inicial; ser um centro de reunião, socialização e lazer da comunidade.
Apesar do sucesso alcançado e da participação e apoio de todas as mulheres ainda tinham um papel secundário e auxiliar. A composição dos quadros diretivos e a maioria das atividades tinham uma participação exclusivamente masculina. Para mudar essa característica, em 1980, organizou-se um grupo feminino,com a finalidade de complementar a atuação da diretoria. Essa decisão possibilitou a ampliação das atividades do Estrela Azul e o início de uma nova e importante fase da sua história.
Como seria de se esperar, foram iniciados alguns programas e atividades dedicados às mulheres, além de terem sido criadas equipes esportivas, com a finalidade de participar de torneios e competições. Outros...
tracking img