Inclusao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A busca de propostas individuais e coletivas que levem ao estabelecimento de relações econômicas, sociais e culturais cada vez mais adequadas à promoção de uma boa qualidade de vida para todos exige profundas mudanças na visão que ainda prevalece sobre as relações estabelecidas entre a sociedade humana e seu ambiente de vida (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN ).

A compreensão dasquestões ambientais pode ser favorecida pela organização de um trabalho interdisciplinar no qual vários componentes curriculares estejam inseridos.

Para tanto, o estudo detalhado das questões do meio ambiente, como poluição, limites para o uso dos recursos naturais, sustentabilidade e desperdício, pressupõe que o aluno tenha construído determinados conceitos (área, volumes, proporcionalidade) eprocedimentos (coletas, organização, interpretação de dados estatísticos, formulação de hipóteses, realização de cálculos e prática de argumentação).

Ao relacionar os conceitos entre si, estabelecer relações com as demais áreas de conhecimento e as situações do cotidiano, espera-se estar garantindo a construção do conhecimento, contribuindo para que o aluno questione a realidade, formule problemastratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação na busca do exercício da cidadania.

Com base nesses pressupostos, os professores do Colégio Coopeimb (Cooperativa Educacional de Imbituba), juntamente com a Coordenação Pedagógica e a Direção, desenvolveram,durante o ano letivo de 2002, um projeto pedagógico que teve como título: Uso racional da água, cujo tema referente ao meio ambiente tratou do uso racional dos recursos hídricos no Planeta Terra.

O Projeto se propõe a realizar discussões sobre a presença dos conceitos aprendidos na escola e no nosso cotidiano, oferecendo aos alunos oportunidade de exemplificar diversas situações em que a Matemática,a Física, a Química, a Geografia, a História, a Língua Portuguesa se fazem presentes, como, por exemplo, na leitura e no cálculo de contas de água e de luz, de taxímetro e outros.

O referido Projeto desencadeou uma série de recortes temáticos desenvolvidos pelos componentes curriculares de Geografia, Matemática, Biologia, História, Língua Portuguesa, Física, Química, Artes e Educação Física,tais como: A leitura do globo terrestre, Águas subterrâneas, Tipos de água, História da captação da água que abastece o município de Imbituba, Uso racional da água para garantia da vida nas gerações futuras e A água na irrigação, A água como esporte e lazer. Durante as aulas, procurou-se propiciar aos alunos a oportunidade de refletir sobre o problema da quantidade de água disponível e o modoirracional como a humanidade vem tratando esse recurso natural.

A problemática das limitações dos recursos hídricos à disposição da humanidade, agravada pelo modo irresponsável como o ser humano vem tratando, ao longo de sua existência, essas fontes de água, torna necessário ampliar as discussões que se iniciaram pela observação do mapa-múndi, verificando as manchas azuis que representam oceanos,rios e lagos, predominando sobre as cores que dão contorno aos continentes. Para ser mais preciso, o que aprendemos, segundo o texto Pote Vazio, extraído da revista Família Cristã de 1999, é que 70,8% do Planeta Terra tem água. Talvez por isso esse recurso natural tenha sido considerado, durante muito tempo, um bem inesgotável. Observando com mais atenção, percebe-se que 97,2% da água existente nomundo é salgada, imprópria para o consumo.

Dos 2,8% de água doce restantes, 77,2% concentram-se nas geleiras e calotas polares. As águas subterrâneas, os lençóis freáticos e aqüíferos e a umidade dos solos representam 22,4%, sendo que dois terços delas são de difícil exploração, pois se encontram a mais de 750 metros de profundidade. Na atmosfera, estão 0,04% de água doce, sob forma de vapor,...
tracking img