Construcoes em betao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSTRUÇÕES EM BETÃO – Nota histórica sobre a sua evolução
Júlio Appleton Professor Catedrático de Betão Armado e Pré-Esforçado do IST

O betão e as argamassas são utilizados como materiais de construção há milhares de anos, sendo então produzidos pela mistura de argila ou argila margosa, areia, cascalho e água. Há registos de que os materiais eram, quando necessário, transportados adistâncias de centenas de quilómetros, como é o exemplo de um pavimento de betão simples datado de 5600 AC em Lepenskivin {1}. Nas antigas civilizações estes materiais eram utilizados essencialmente em pavimentos, paredes e suas fundações. Os Romanos exploraram as possibilidades deste material com mestria em diversas obras – casas, templos, pontes e aquedutos, muitos dos quais chegaram aos nossos dias e sãoexemplos do elevado nível atingido pelos construtores Romanos. A título de exemplo referem-se o Panteon de Roma (com uma cúpula de 50m de diâmetro, de betão de inertes leves, realizado no ano 127 DC (Figura 1), o Aqueduto da Pont du Gard em Nimes (realizado em 150 DC no qual se utilizou o betão no canal de água e no interior do forro das cantarias Figura 2) e diversas pontes de alvenaria e betãoainda existentes em diversos países de que se salientam em Portugal a Ponte de Vila Formosa na N369 e a Ponte de Trajano sobre o Rio Tâmega em Chaves {3a e 3b}.

Figura 1 – Panteon de Roma {2}
1

Vista Geral

Pormenor das Alvenarias

Figura 2 – Aqueduto da Pont du Gard em Nimes

Há registos de que os Romanos fizeram tentativas para armarem o betão com cabos de bronze, experiências nãobem sucedidas devido aos diferentes coeficientes de dilatação térmica do bronze e do betão. Posteriormente e até ao século XVIII o betão tem uma utilização reduzida, quase exclusivamente limitada às fundações e ao interior de paredes de alvenaria. É com o desenvolvimento da produção e estudo das propriedades do cimento (Smeaton em 1758, James Parker em 1976, Louis Vicat em 1818) que culminou com aaprovação da patente do cimento Portland (nome dado por a cor do cimentos ser parecida com a da rocha Portland) apresentada por Joseph Aspdin em Leeds em 1824 que se vai dar o grande desenvolvimento na aplicação do betão nas construções. Em 1885 concebem-se os fornos rotativos (Frederick Ransome) que permitiriam baixar substancialmente o preço do cimento. Em Portugal a Industria do cimentoinicia-se em 1894 com a fábrica de cimento Tejo em Alhandra. As utilizações do betão ganham então nova dinâmica, não só em fundações como em pavimentos térreos e paredes, estas com uma textura concebida por forma a imitar a pedra (Osborn House em 1845, Axmouth Bridge em 1877, Sway Tower com 66m de altura em 1885).
2

As primeiras referências ao betão armado datam de 1830, no entanto o barco emferrocimento realizado pelo francês Jean-Louis Lambot em 1848 é reconhecido como a obra mais antiga de betão armado ainda exixtente. Este barco foi apresentado na célebre Exposição Universal de Paris de 1855 e felizmente está ainda preservado até aos nossos dias (4), Figura 3.

Figura 3 – Primeira Construção de Betão Armado. Barco de Lambot, 1848 {4}

Joseph Monier é um dos principais pioneiros dobetão armado com as suas patentes de 1849 para caixas (floreiras), casas e tubagens em 1867 e pontes em arco em 1873 (Figura 4).

Figura 4 – Primeira Ponte em Betão Armado (Monier, 1875) {2}
3

Em 1852 Francois Coignet e em 1854 William Wilkinsen iniciaram a realização de pavimentos de betão armado (lajes e vigas) os quais se tornaram na maior aplicação deste material até à época actual. Nofinal do século XIX são já vários os estudos publicados sobre o betão armado (Coignet, Considère, Mesnager) teorizando o comportamento à flexão, tendo em 1897 sido criada a primeira disciplina de Betão Armado na ENPC – École National de Ponts et Chaussées (Paris) de que foi primeiro professor Rabut. As patentes tornam-se também numerosas (Cottancin, Monnoyer, Hyatt, Coignet). Em 1906 são...
tracking img