Diferencas Entere O REBA E REBAP

3468 palavras 14 páginas
1.0. Introdução
No presente trabalho de investigação da Disciplina de Estruturas de Betão Armado visamos abordar o seguinte tema: Diferenças existentes entre o Regulamento de Estruturas de Betão Armado (REBA) e Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado (REBAP).
A necessidade de remodelar a regulamentação nacional sobre as estruturas de betão armado publicada em 1967 deve-se fundamentalmente à evolução significativa dos conceitos sobre a segurança estrutural entretanto verificada, também consagrada no Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios de Betão Armado e Pontes. Para além disso a falta de regulamentação na área das estruturas de betão pré-esforçado e uniformização de conceitos que permitem a consideração no mesmo corpo de conhecimentos este material e o betão armado "aconselhavam o seu tratamento conjunto no mesmo regulamento".
A evolução da regulamentação portuguesa na área reflectiu a também evolução da actividade internacional neste domínio, principalmente a actividade conduzida pelo Comité Euro-international du Béton (CEB), cuja acção tem tido em vista o avanço tecnológico, a harmonização dos preceitos regulamentares dos diferentes países incluindo Portugal. É importante não esquecer que a publicação da regulamentação portuguesa de 1967 se seguiu à elaboração da primeira versão das Recomendações do CEB, com publicação datada de 1964 e remodelação de 1970. Nesta remodelação foram contempladas as disposições relativas a betão pré-esforçado.

2.0. Breve historial sobre a evolução do Betão
O betão e as argamassas são utilizados como materiais de construção há milhares de anos, sendo então produzidos pela mistura de argila ou argila margosa, areia, cascalho e água. Há registos de que os materiais eram, quando necessário, transportados a distâncias de centenas de quilómetros, como é o exemplo de um pavimento de betão simples datado de 5600 AC em Lepenskivin. Nas antigas civilizações estes materiais eram

Relacionados