conjuntos

Páginas: 16 (3873 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
1 - Que tal você procurar na internet definições para os termos que vimos aqui: sociedade em rede, sociedade do conhecimento e sociedade da informação?

Sociedade em Rede:
Antes de responder a esta pergunta é preciso compreender o significado de dois conceitos: SOCIEDADE e REDE.
A SOCIEDADE é formada por todos os seres humanos que ocupam um determinado espaço num determinado tempo. Oespaço pode ser um país ou região, por exemplo, e o tempo que, historicamente, pode ser bastante longo mas que, sociologicamente ou estatisticamente, pode ser extremamente curto. Ainda há uma terceira dimensão a considerar aqui, a dos traços de união entre os elementos, que podem ser os mais variados: família, vizinhança, trabalho, povoação de origem, origem étnica, opções políticas, país, etc.
Já aREDE é um conjunto de nós interligados por relações aleatórias que permitem o fluxo de informação. Abstraindo essa definição para a nossa sociedade, pode-se considerar que a primeira rede da qual fazemos parte é a família. Nesta, os nós são os familiares e todos eles se comunicam, trocam experiências e entre ajudam para o bem comum. Outra rede que integramos é a escola. Aqui também há a comunicaçãoe a troca de experiências que formam uma rede um pouco mais abrangente.
Partindo desse raciocínio, vamos ao longo da vida fazendo parte de várias redes, trabalho, grupo de amigos, associações e todas elas acabam por ficar interligadas através de um ou mais nós (pessoas) até chegarmos a uma rede maior que podemos considerar a sociedade.
Deste entendimento de rede apresentado na esfera da vidaprivada (família, escola, entre outros) denota-se uma certa limitação, seja por espaço, tempo ou traços de união. Algumas dessas limitações poderão ser, no entanto, ultrapassadas através das tecnologias de informação e comunicação.
As sociedades sempre viveram em rede, ou em redes; lembremos que no passado as tribos índias partilhavam informação através dos tambores e de sinais de fumo, construindoa sua própria rede de comunicação. No entanto, segundo Castells(2006) , o avanço tecnológico proporcionou um aumento exponencial do efeito de rede, modelando a sociedade atual, na qual se insere a sociedade da informação e do conhecimento.
As tecnologias modernas, por exemplo, permitem a formação de redes informais e comunidades de aprendizagem cuja afinidade é o encontro num ambiente virtual.Da mesma maneira, as afinidades existentes ou geradas podem proporcionar a formação de redes porque o encontro de interesses semelhantes (de qualquer tipo) induz a procura dos meios de comunicação (ou tecnologias) adequados.
Ao somar SOCIEDADE + REDE encontra-se uma construção moderna, apesar de sociedade e de rede terem antecedentes que reportem ao passado. Percebe-se que o conceito SOCIEDADE EMREDE não é uma mera soma das partes e sim o resultado do imbrica mento das afinidades com as tecnologias, que permite e/ou mantém em comunicação, em tempo real, pessoas e grupos de pessoas independentemente da sua localização geográfica, tempo e traços de união. Tem a possibilidade de o seu âmbito ser tão global quanto o mundo inteiro como, por exemplo, os sistemas financeiros, ou tão local oulocalizado quando se pretenda como, por exemplo, o grupo de pessoas que frequentaram uma dada escola.
Esta associação moderna de afinidades e tecnologia permite uma liberdade e/ou uma configuração variável que dependem apenas da vontade dos nós/pessoas na sua formação, extensão ou extinção. É, assim, uma propriedade da mais elevada importância para todos os aspetos da vida em comum nesta segundadécada do séc. XXI.
A sociedade em rede é a sociedade da descoberta do outro! Nunca como hoje, o desconhecido esteve ao nosso alcance. O medo nasce do desconhecido e a grande teia comunicacional que nos envolve deveria servir para aplacar as iras e os medos, fossemos nós tão desenvolvidos como a rede. O homem na sua imperfeição, criou uma ferramenta extraordinária, ainda subaproveitada.
Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conjuntos !
  • conjuntos
  • Conjunto
  • Conjunto
  • Conjuntos
  • Conjuntos
  • Conjuntos
  • Conjuntos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!