Conicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cônicas

1.O que são cônicas?
Uma secção cônica, também chamada de cônica, são as curvas resultantes do corte feito por um plano (sendo este o plano secante) que não passa pelo vértice do coneeste definido por um eixo de simetria e uma reta geratriz.

Geratriz: G
Vértice: V
Eixo: e

Figura 1-O cone e sua definição
Suponha que α seja o ângulo entre o plano cortante eo eixo de simetria e β o ângulo entre a geratriz e o eixo
A elipse é a curva que se obtém seccionando-se um cone com um plano que não passa pelo vértice, não paralelo a uma reta geratriz e que cortaapenas uma das folhas da superfície, onde o ângulo β é maior que o ângulo α .
A parábola é uma seção cônica gerada pela intersecção de uma superfície cônica de segundo grau e um plano paralelo ageratriz,cujo o angulo β é igual o ângulo α .
A hipérbole é a curva que se obtém seccionando-se um cone com um plano que não passa pelo vértice, não é paralelo a uma reta geratriz e que corta as duasfolhas da superfície, onde o ângulo β é menor que o ângulo α.

Figura 2-Elipse, Parábola e hipérbole

Dependendo do corte pode se ter duas retas, uma reta e até mesmo umponto, esse são chamados de cônicas degeneradas

2.Elipse
Para estudar uma elipse precisa-se saber o conceito de foco. Os focos são dados pelas esferas de Dadelin ao inscrevemo-las dentro de umcone, uma em cima e outra abaixo do plano cortante que definiu a elipse. Os pontos de intersecção entre as esferas e o plano são chamados de focos.

Figura 3-A origem dos focos
2.1 Definição
É oconjunto de todos os pontos P=(x,y) , tais que a distância de P para dois pontos fixos F1 e F2(os focos) é constante, ou seja, se dist(F1,F2)=2c, então a elipse e o conjunto dos pontos P = (x; y) taisque,

dist(P; F1) + dist(P; F2) = 2a; em que a > c.

Figura 4-Representação daa...
tracking img