Conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DA PESQUISA


1. EVOLUÇÃO DOS CONHECIMENTOS


A literatura científica mostra que ao longo dos tempos a humanidade, num processo lento, reuniu extensas informações que foram traduzidas como conhecimento. A necessidade forçou o ser humano primitivo a observar o seu habitat, ou seja, as plantas, os animais etc. a criar objetos simples e a começar a praticar a arte da cura. E, parasatisfazer as suas curiosidades, por meio da imaginação e interpretação, criou mitos que explicavam a seqüência dos acontecimentos. Segundo a experiência da vida cotidiana, o homem compôs cultos mágicos para favorecer os espíritos, que, de acordo com suas concepções, dirigiam as forças do mundo. Foram introduzidos conhecimentos de astrologia e numerologia, entre outros.
A humanidade, aospoucos, baseada em superstição e no desejo de conquistar a liberdade de pensamento, abriu caminho para descrever os fenômenos que estavam ao alcance de sua inteligência, por intermédio da observação e da experimentação. Os povos antigos, como os dos vales do Tigre e do Eufrates, e das margens do Nilo, descobriram formas para medir áreas e volumes, baseados em cálculos numéricos; estabeleceram ocalendário para marcar a época dos principais acontecimentos e ainda fizeram o registro dos eclipses.
Um dos textos mais antigos que chegou até nós foi o Papiro de Rhind ou de Ahmés. Compilado por volta de 1700 ªC., por um escriba egípcio, de um manuscrito que se supõe ser de 3400 ªC. Trazia o seguinte título: Instruções para obter conhecimentos sobre as coisas obscuras.
Os conhecimentosempíricos dos egípcios foram organizados por Euclides, criador da geometria. Aristóteles, por sua vez, descobriu o movimento celular dos corpos celestes, que lhe deu fama e autoridade por vários séculos, preparou um estudo sobre as ciências naturais e, em biologia, descreveu e classificou os organismos, usando os dados disponíveis. A metodologia apareceu em seu livro de lógica denominado Organum. Porvolta de 1620, Francis Bacon escreveu o Novum organum, referindo-se ao método científico, que deveria começar com a experimentação.
Em 1637, Descarte publica o Discurso do método, obra na qual mostra que a verdade pode ser obtida por meio de procedimentos racionais; iniciou pelo dado da própria existência, com a frase: Penso, logo existo. As normas cartesianas do método apontavam que tudodeveria iniciar a partir de um lado incontestável. Posteriormente, sua teoria foi criticada.
Outra contribuição para o avanço do conhecimento veio de Galileu Galilei, que se preocupou com a matemática nas ciências positivas. Foi muito popular por sua teoria heliocêntrica e, por causa dela, intimado a comparecer ao temível Tribunal da Inquisição da época. A tarefa de indução e experimentação com amatemática foi reservada a Newton, para que o conhecimento científico da natureza só é obtido quando os dados fornecidos pela experimentação e pela observação puderem ser traduzidos pela simbologia matemática, quando expressarem regularidade, constância e relações entre os fenômenos em estudo.
Os conhecimentos prosseguem. Na área social, aparece o francês Augusto Comte (1798-1857), com a Leidos três Estados. Sua principal asserção era de que a sociedade deve ser estudada por métodos objetivos e positivos. Comte divide, então, a sociologia em duas áreas, a estática e a dinâmica social, considerando um processo evolutivo para o intelecto humano por meio do estudo teológico, o estado metafísico e o estado positivo, denominados os três estados. Com isso, destacou novos conhecimentos enovos métodos. Convém mencionar que, no século XIX, Stuart Mill aprofundou seus conhecimentos com base no método indutivo, e Claude Bernard ressaltou o papel da hipótese como uma idéia que dirige a investigação.
Por meio do aperfeiçoamento dos métodos, o mais poderoso processo de raciocínio, os conhecimentos dos povos antigos foram aprimorados até chegarem aos conhecimentos da sociedade...
tracking img