Conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.


FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS


UNIDADE 4

CURSO ADMINISTRAÇÃO
1ª SÉRIE B


PLT-245- RESUMO
A EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Professor:
SÉRGIO CALDAS







CAMPINAS

2013




RESUMO: A EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO

Atualmente o cenário econômico muda constantemente, e com ele surgem novastecnologias, competidores e produtos que se renovam dia a dia. Empresas bem sucedida é a “criadora de conhecimento”, cujo intuito é a inovação constante.
Apesar das empresas saberem o quão importante é o capital intelectual, poucos administradores sabem como criar este conhecimento e muito menos como administra-los.
Segundo a tradição ocidental, a organização é vista como uma máquina queprocessa informações, porem o conhecimento realmente útil é o formal e sistemático.
As empresas japonesas mais bem sucedidas utilizam outra forma de pensar o conhecimento. Usam slogans inusitados, designs revolucionários e até mesmo inventam novas palavras. Esses instrumentos são altamente eficazes para a criação de novos conhecimentos.
O intuito da abordagem japonesa é desmistificarque a criação do novo conhecimento prove somente do processamento da informação objetiva, mas sim da exploração dos insights tácitos, que são altamente subjetivos provenientes de sugestões e palpites de empregados. A chave para esse processo é o compromisso pessoal, a sensação de identidade dos empregados com o empreendimento e sua visão.
A abordagem mais holística em muitas empresasjaponesas, também esta baseada em outro insight fundamental. A empresa não é uma máquina, mas um organismo vivo. Este é o equivalente organizacional ao autoconhecimento, a compreensão compartilhada dos objetivos da empresa e onde ela pretende chegar.
A esse respeito, a empresa criadora de conhecimento subsiste tanto de ideais quanto de ideias. Esse é o combustível para inovação, recriar o mundo deacordo com uma visão ou ideal.


A Espiral do conhecimento
O novo conhecimento começa sempre com o insight de um pesquisado que leva uma nova patente. Um administrador catalisa com base nas tendências de mercado. Um operário extrai em anos de experiências uma inovação. Em cada caso o conhecimento tácito é transformado em conhecimento organizacional. Tornar este conhecimentodisponível para os outros é objetivo central da empresa criadora de conhecimento.
O conhecimento tácito tem uma importante dimensão cognitiva. A percepção entre os conhecimentos tácitos e explícitos.
Conhecimento em qualquer organização:
1. De tácito para tácito: o indivíduo compartilha o conhecimento direto com o outro, colocando de outra forma “socializada” no artesanato.2. De explícito para explícito: o individuo pode combinar partes distintas do conhecimento explícito em um novo todo. No entanto conhecimentos tácitos e explícitos interagem algo poderoso acontecem, as trocas de conhecimento que as empresas hoje se desenvolvem bem.
3. De tácito para explícito: quando Ikuka Tanaka é capaz de articular os fundamentos de seu conhecimento tácito sobre fazerpão converte em conhecimento explícito.
4. De explícito para tácito: a medida que o novo conhecimento explícito é compartilhado pela organização. Usam para ampliar, estender e reformular seu próprio conhecimento tácito.
Na empresa criadora de conhecimento, os quatro padrões existem em interação dinâmica um tipo de espiral do conhecimento.
Primeiramente ele aprende-ossegredos tácitos, a seguir ele traz esses segredos, a equipe então padroniza esse conhecimento agrupando-o em um manual ou alivio de trabalho, incaporando-o em um produto fisicamente através da experiência de criar um novo produto. Tanaka e sua equipe enriquecem sua própria base de conhecimentos tácitos.
Isso inicial a parte, espiral de conhecimento o novo insight tácito sobre a qualidade...
tracking img