Conhecimento tacito e explicito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO EAD – POLO BELO HORIZONTE

CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO GESTÃO DO CONHECIMENTO


BELO HORIZONTE, 16 DE JUNHO DE 2011.

Etapa 1

Passo 2

O CONHECIMENTO

O conhecimento e a divisão de uma mesma idéia na mente: bom e mau,alegre e triste,isso ao longo dos anos foi sendo aprimorado e chegamos aos dias de hoje com varias formas quepodemos chamar de sínteses que esclarecem bem essa de ‘bipolaridade’ de idéias.Abaixo alguns exemplos:

Explicito/Tácito: Acontece quando a organização utiliza o conhecimento transformando um em outro, por exemplo, de tácito para explicito e vice-versa. Assim temos quatro mudanças:
1-Socialização: Tácito para Tácito
2-Externalização: Tácito para Explicito
3-Combinação: Explicito para Explicito4-Internalizarão: Explicito para Tácito

Individuo/Organização: A organização depende exclusivamente para existir, por isso se destaca a importância da organização estimular e fazer com que os indivíduos ampliem seu conhecimento, para que isso seja usado em prol da sociedade.O individuo na organização e quem surge com a idéia e a organização e quem faz com que essa idéia seja aplicada.Inferior/Superior: O top-donw diz que o administrador e a única pessoa capaz de criar o conhecimento.O modelo botton-donw já diz o contrario ele fala que quem pode criar e quem esta trabalhando,esta no meio,esta no dia-dia da empresa e conhece realmente do que se trata.

Hierarquia/Força-Tarefa: A hierarquia e uma estrutura que controla e comanda eficientemente no comando de trabalho e organização deforma seria e funcional. A força-tarefa já e mais maleável pode ser adaptada e também eficaz na execução de tarefas.

Oriente/Ocidente :No oriente a idéia dentro da empresa e que o a maquina depende do funcionário para trabalhar e se manter ali.Os japoneses crêem no conhecimento tácito onde só a pessoa que conhece sabe realmente a essência a forma.No oriente e valorizado o conhecimento explicitoonde facilmente pode ser aprendido e ensinado varias coisas apenas com o ensino.

Passo 3

Podemos considerar exatamente como uma espiral, pois e isso que acontece com o conhecimento.Quando esta nesse estagio os conhecimentos começam novamente,porque agora vão ser socializados de novo,fazendo com que o conhecimento se torne uma espiral.
A espiral seria uma nova forma de conhecimento tácitoque se socializa e se torna explicito.

-De Tácito para Tácito: E aquilo que você vivencia, conhece e sente na essência de como as coisas são feitas. O tácito é uma sombra, por mais que se pareça com o que e proposto dentro de uma organização não se diferencia por ser ‘copia’ do que foi criado.

- De Explicito pata Explicito: Acontece quando se unem informações, conteúdos de partes diferentes.É o mesmo que um pesquisador do IBGE reunir dados de cidades diferentes e associar a um relatório amplo de um estado. Ele estará agregando informações e não ampliara nada.

-De Tácito para Explicito: Esse fato ocorre quando se tem o conhecimento bem próximo,quando se entende verdadeiramente o assunto e consegue transformar isso em conhecimento explicito,associando para criar soluções e métodosdiferentes.

-De Explicito para Tácito: Quando mais pessoas em uma organização vêem que e possível mudar, eles aceitam isso de uma maneira mais fácil. A mudança vem como um incentivo a aplicar,aprimorar e repensar o seu próprio conhecimento tácito.

Passo 4

A Gestão do Conhecimento como prática corporativa geradora de vantagem competitiva sustentada

INTRODUÇÃO:

O atual nível decompetitividade e exigência do mercado orienta as empresas na busca por elementos capazes de gerar vantagem competitiva que além do caráter sustentado, proporcionem condições ao sucesso da organização dentro da chamada Nova Economia, já que nesta, fatores tradicionais até então sinônimos de riqueza, são sobrepujados pela produção distinta de valor, cuja matéria prima é o conhecimento.

McKenna (1997)...
tracking img