Fichamento do livro: o jornalismo e a produção de moda, de ruth joffily

Fichamento do livro: O Jornalismo e a Produção de Moda, de Ruth Joffily

1) Referência bibliográfica e contextualização da obra
Joffily, Ruth. O jornalismo e produção de moda / Ruth Joffily. –Rio de Janeiro:Nova fronteira, 1991.
Este livro é resultado do curso de extensão universitária jornalismo e produção de moda e das atividades do Núcleo de Moda, implantados em 1987 na FaculdadeCândido Mendes pela autora e outras personalidades da área. 

2) A autora
Ruth Joffily é jornalista, escritora, produtora e autora de seis livros na área de moda. Ela também já trabalhou como editoranas revistas Desfile e Desfile Coleções. É professora de História da Moda e História da Moda no Brasil na Escola de Moda da UCAM e professora de Produção de Moda no Instituto Zuzu Angel. Ela foi umadas criadoras da Universidade Cândido Mendes e criou o primeiro curso de Jornalismo e Produção de Moda no Rio de Janeiro. Realiza mestrado sobre a moda dos anos 30 e 40 na UFRJ e em 2004 tomou possena Academia Brasileira de Moda, ocupando a cadeira de número 40, cujo patrono é Roberto Barreira.

3) Ideias principais
O livro foi escrito em uma época em que os jornalistas de moda e seustrabalhos eram desvalorizados e subestimados, além de considerados supérfluos. Por isso, seu objetivo principal parecer ser esclarecer e apontar a importância dessa área de atuação através deexemplificações sobre a profissão e sua aplicação.
A autora relata no livro como é realizado o trabalho do jornalista que atua no fenômeno cultural da moda e como é a sua produção. O objetivo principal do livroparece ser esclarecer e apontar a importância do jornalismo de moda através de exemplificações sobre a profissão e sua aplicação. Mais do que isso, o desejo da autora parece ser mostrar a importância damoda em termos sociais e econômicos, assim como extinguir a alienação existente sobre essa área entre os outros jornalistas e profissionais do ramo. Assim, por meio de definições e conceitos, e...