Conhecimento filosofico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
f1.CONHECIMENTO FILOSOFICO
1.1Introdução
O Conhecimento filosófico tem por indagação a critica, o questionável buscar resposta através da capacidade de reflexão do homem pondo o uso do raciocínio. De Fato a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem desenvolve essas explicações através da Filosofia ultrapassando os limites da Ciência no sentindo de construir umateoria por observação, limitada pela necessidade de comprovar os tais pensamentos para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo sobre o ser humano e sua intenção de existir, de se manter na sociedade os acontecimentos em relação ao metafisico saber que tem por si uma origem desconhecida.

Tendo o homem como umser permanente de suas considerações, termo filosofar pressupõe a realidade de um dado determinado, sobre o qual pensar mostra um ato racional e leva-se a entender as respostas que procura, por isso busca um apoio dimensional nas ciências. Mas seu entendimento ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não tomar a sua posse.
Trata-se acompreensão da realidade das mazelas generalizadas do homem e sua presença no espaço universal, a Filosofia questiona o próprio saber e transforma em problemas. De tal modo, que especula o sentido de suas finalizações carece das provas materiais da realidade.
Mas, embora os preceitos filosóficos não ofereçam as soluções definitivas para numerosas Dessas questões formuladas pela mente, ela traduz emideologia. A sua influência está diretamente na vida concreta do ser humano, orientando sua atividade prática e intelectual.
1.1.2Características da filosofia
* Construção de ideias e conceitos.
* Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico por valer-se de uma metodologia experimental.
*Trata-se de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
* . Ela procede de acordo com as leis formais do pensamento, tem método próprio, predominantemente dedutivo em suas colocações críticas.


O Conhecimento filosófico como o próprio termo indica é originário da Filosofia que pela primeira vez que foiutilizada por Pitágoras no século VI a.c. Em sentido etimológico, Filosofia significa devotamento à sabedoria, isto é, amigo da sabedoria, o que significa interesse em acertar nos julgamentos sobre a verdade e a falsidade, sobre o bem e o mal, de modo de contradição entre mundo paradoxal entre conceitos e efeitos.
A Filosofia tem como propósito questionar os problemas reais, paramos para analisaro que filosofia instiga tanto no homem, pra quê essa busca insensata de querer as respostas de tudo, mesmo sabendo que a ciência não comprava todas as indagações posteriormente é só um modo de tentar entender a sua existência porquanto o conjunto de estudos ou opiniões formuladas na realidade que se caracterizam pela intenção de ampliar a compreensão da mesma, no sentido de apreendê-la em suainteireza.
Assim, podemos considerar que a filosofia indaga, traça rumos, assumem posições, estruturas correntes que inspiram ou dominam mentalidades em determinados períodos, mas que, em seguida, perdem vigor diante de novas concepções, que geralmente hostilizam as anteriores, à maneira das correntes literárias, das artes em geral ou das religiões.
O conhecimento filosófico é valorativo, pois seuponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipótese filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação”; por este motivo, o conhecimento filosófico é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados...
tracking img