Conhecimento filosofico

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
ALINE PUCAS PINTO
ANDRÉA DE JESUS MACHADO
GEIZE CUNHA ANGELIM
JOSIANE DA SILVA REIS
MAURICIO MATOS MARTINS
SUELEM FERREIRA DE SOUZA

CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia Da Ciência, Turma ADM0401, Curso de Administração, Centro Universitário do Norte/Laureate, para obtenção de nota parcial do 1ª Bimestre.

Professora: Lorena Facanha Leitão. MSc.MANAUS
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 CONHECIMENTO FILOSÓFICO 4
1.1 O QUE É O CONHECIMENTO FILOSÓFICO 5
1.2 CARACTERÍSTICAS 5
1.2.1 Como funciona o conhecimento filosófico 6
2 IMPORTÃNCIA DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO 6
CONCLUSÃO........... 7
REFERÊNCIAS............ 8

INTRODUÇÃO

 Este trabalho é sobre o conhecimentofilosófico, mais concretamente falar das suas características, como funciona e o que é este conhecimento. O objetivo deste trabalho é a maior compreensão do que é este tipo de conhecimento, e da sua importância na vida do homem. Está organizado em tópicos, onde abordamos seu conceito suas fases, seu objetivo e assim sucessivamente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida comum debate que fizemos em sala,  e com conteúdos da internet.


1 CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Nos vários campos da filosofia ou das ciências particulares; o ser humano contenta-se momentaneamente com as conclusões obtidas, de acordo com Santos:

O espírito humano não deixa de perguntar enquanto não tiver chegado à causa suprema, à razão derradeira que explica tudo; somente então declara-sesatisfeito. Essa busca incessante é que leva ao conhecimento filosófico. (1998, p.19).

O conhecimento filosófico como o próprio termo indica é originário da Filosofia. Esta palavra foi utilizada pela primeira vez por Pitágoras no século VI a.C. Em sentido etimológico, Filosofia significa devotamento à sabedoria, isto é, amigo da sabedoria, o que significa interesse em acertar nos julgamentossobre a verdade e a falsidade, sobre o bem e o mal.
A Filosofia tem como propósito questionar os problemas reais, usando princípios racionais. Ela procede de acordo com as leis formais do pensamento, tem método próprio, predominantemente dedutivo em suas colocações críticas. A filosofia pode ser definida ainda como o conjunto de estudos ou considerações que se caracterizam pela intenção de ampliara compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la em sua inteireza, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade. Assim, podemos considerar que a filosofia indaga, traça rumos, assumem posições, estruturas correntes que inspiram ou dominam mentalidades em determinados períodos, mas que, em seguida, perdemvigor diante de novas concepções, que geralmente hostilizam as anteriores, à maneira das correntes literárias, das artes em geral ou das religiões.
O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipótese filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não daexperimentação” (TRUJILLO apud LAKATOS, 2010, p. 60); por este motivo, o conhecimento filosófico é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados.
Como fonte de conhecimento, existe o chamado racionalismo (razão), que para Santos admite: “O conhecimento racional, afirmando que a razãoé a verdadeira fonte do conhecimento” (1998, p.20) admite a existência de um conhecimento a priori, independente da experiência.
É racional, em virtude de consistir em um conjunto de enunciados logicamente correlacionados; é sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam à representação coerente da realidade estudada, em uma tentativa de apreendê-la em sua totalidade; é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conhecimento filosófico
  • conhecimento filosófico
  • Conhecimento filosofico
  • Conhecimento filosofico
  • Conhecimento Filosófico
  • Conhecimento Filosófico
  • o conhecimento filosófico
  • Conhecimento Filosófico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!