Conhecendo a graviola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Graviola

A gravioleira (Annona muricata) é originária da América Central, sendo cultivada no Brasil, Colômbia, México, Havaí e algumas regiões da África e Ásia. O peso da graviola varia entre 1,2a 6,0 kg; composta de 65% de polpa, ela é utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, cremes e doces.
Variedades
Grande parte dos pomares comerciais de gravioleira do Brasil são formados a partirde sementes, entretanto maior produtividade e melhor qualidade são obtidas utilizando-se plantas enxertadas a partir de matrizes selecionadas, principalmente da cultivar Morada. 
Clima e solo
Agravioleira desenvolve-se bem em regiões de clima tropical e subtropical, em altitudes inferiores a 1200 m, com precipitação pluviométrica acima de 1200 m, com pouca ou má distribuição de chuvas,recomenda-se utilizar irrigação. Os solos para o cultivo da gravioleira devem ser profundos, bem drenados e com acidez entre 5,5 e 6,5.
Preparo do terreno
Depois de limpar a área o preparo do soloresume-se em: aração, gradagem (áreas mecanizáveis), correção da acidez, controle de formigas, balizamento e abertura de covas. A calagem, de acordo com a análise do solo, deve ser efetuada,preferencialmente, 60 dias antes do plantio para corrigir a acidez e suprir o solo com cálcio e magnésio.
A gravioleira desenvolve-se melhor em solos com pH entre 5,5 a 6,6. No terreno deve ser levada emconsideração a implantação de cultivos de ciclo curto ou de ciclo médio que possam gerar renda durante o período improdutivo da graviola. O balizamento deve ser feito obedecendo o espaçamento de 5 x 5 m ou 6x 5 m (plantio mecanizado). As covas de 40x40x40 cm devem ser abertas e adubadas com antecedência de 30 dias do plantio.
Plantio
O plantio fica condicionado à disponibilidade de água no solo(chuva ou irrigação). Por ocasião do plantio as mudas devem apresentar cerca de 30 cm de altura, bom estado nutricional e fitossanitário.
Tratos culturais
Além das adubações (de acordo com a análise...
tracking img