Conhecendo a eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecendo a eletricidade

Estamos iniciando o estudo dos fenômenos elétricos, tão fundamentais para as diversas atividades que desenvolvemos em nosso dia-a-dia. Veremos como os aparelhos elétricosque usamos só foram possíveis graças às pesquisas e descobertas relacionadas a esse ramo da física.
Se agora estamos estudando a eletricidade, precisamos saber o que é eletricidade. Bem, o conceitode eletricidade é algo bem difícil de definir, pois ninguém, na realidade, sabe ainda o que o que é exatamente eletricidade. Entretanto sabemos bem que a eletricidade é um tipo de energia que, como osoutros tipos, pode ser convertida em outro tipo de energia: um motor elétrico de um carro, por exemplo, ao ser ligado transforma energia elétrica em energia mecânica, que por sua vez, é transformadaem energia de movimento.
A origem da energia elétrica está no nível atômico da matéria, pois cada átomo é formado por partículas ainda menores, os prótons e nêutrons com cargas positiva e negativarespectivamente, que constituem o núcleo atômico, e os elétrons, com carga negativa que estão em constante movimento ao redor do núcleo. A associação de cargas positiva e negativa entre as partículassubatômicas é uma convenção, ou seja, convencionou-se dizer que os prótons teriam carga positiva e os elétrons, carga negativa.
O átomo quando está no que se chama de estado fundamental, tem a mesmaquantidade de prótons e elétrons, ou seja, o átomo tem a mesma quantidade de partículas com cargas positiva e carga negativa. Assim, dizemos que o átomo é eletricamente neutro, portanto a matéria tambémo é, a menos que seja provocada a eletrização do corpo.
A eletrização de um corpo é possível quando há transferência de elétrons dele para outro corpo devido a um atrito entre os corpos ou contatocom um corpo carregado eletricamente. Quando, de um corpo são arrancados ou transferidos elétrons para outro corpo, dizemos que o primeiro está carregado positivamente ao passo que o corpo que...
tracking img