Conforto luminoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeitos de Iluminação
CONFORTO VISUAL
A iluminação interfere diretamente na maneira como vemos e sentimos o espaço. Cores e texturas devem ser pensadas junto com a luz e seus efeitos.
Um bom sistema de iluminação, com o uso adequado de cores e texturas, criação de contrastes.Para obtermos um conforto visual adequado devemos escolher lâmpadas que reproduzam adequadamente as cores e lâmpadas eluminárias que evitem o ofuscamento direto ou indireto. Devemos também lembrar que a luz mais confortável para nossos olhos é a luz natural (a qual deve ser explorada ao máximo, estimulando o consumo racional e sustentável de energia.
IRC(Índice de Reprodução Cromática): Quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz. O IRC não tem relação com atemperatura da cor.
TCC(Temperatura de cor correlata): Muito se associa o conceito de temperatura de cor com a sensação térmica psicológica que elas causam ou com o calor físico dissipado por uma fonte de luz, mas na verdade o termo é usado para indicar com precisão a cor aparente de uma luz emitida, ou seja, o seu matiz
As cores quentes = atmosfera íntima, sociável, pessoal e exclusiva (residências,restaurantes) , as cores frias = atmosfera formal, precisa, limpa(escritórios, recintos de fábricas)
• Luz Amarela: "Luz Quente"
• Temperatura de cor: menor ou igual a 3.000 Kelvin
• Luz Branca: "Luz Branca Natural"
• Temperatura de cor: maior que 3.000 e menor que 6.000 Kelvin - (5.800 Kelvin é a temperatura de cor da luz obtida com sol ao meio-dia em céu aberto)
• Luz Azul-Violeta: "LuzFria"
• Temperatura de cor: igual ou superior a 6.000 Kelvin
Temperatura de Cor (Kelvin)
“É a grandeza que define a cor da luz emitida pela lâmpada, pois existem
várias tonalidades de cor e são catalogadas conforme sua temperatura em Kelvin.
Quanto mais alta for a temperatura em Kelvin, mais branca será a luz e quanto mais
baixa, mais amarela e avermelhada será”. (SILVA, 2004).AMBIENTES INTERNOS
QUARTO
Conforto Visual:
O quarto deve ser um lugar atraente e confortável. Uma iluminação moderna é capaz de dar essas qualidades a ele. A luz uniforme e indireta, obtidas pelas luminárias com filtros de acrílico ou vidro foscos, dá um bom resultado. Essas podem vir da parede ou do teto e vão produzir uma luz suave. Para leitura na cama, você pode optar por um Abajur ouluminária.A iluminação dos quartos deve proporcionar o conforto para este ambiente aconchegante e ao mesmo tempo proporcionando uma iluminação agradável para leitura à noite.

http://www.blogdomenorpreco.com.br/wp-content/uploads/2010/11/quarto3.jpg
Nível de iluminação recomendável: Iluminância média: 50 lux (geral) a 200 lux (localizada)
Iluminação direta/indireta:
Ao escolhermos e posicionarmos asluminárias devemos levar em conta o ofuscamento. Um posicionamento desfavorável pode levar a um ofuscamento direto (visualização direta da lâmpada) ou um ofuscamento refletido (através de superfícies refletoras ou brilhantes), prejudicando a visão.
Temperatura de cor: (TCC)
De modo a proporcionar uma iluminação mais aconchegante é recomendável trabalhar com lâmpadas de tonalidades de 2700K a3000K (branca morna).
Índice de reprodução de cores(IRC):
A qualidade da luz é um ponto fundamental neste ambiente, onde a escolha das cores das roupas que serão trajadas são sempre avaliadas. Neste caso, recomenda-se a utilização de lâmpadas com índice de reprodução de cores acima de 80.

SALA
Lâmpadas com cor amarelada criam ambientes aconchegantes e agradáveis, são ideais para a sala deestar. Abajures e luminárias são excelentes fontes de iluminação para este ambiente.
Uma iluminação sofisticada pode ser feita com lâmpadas refletoras (como as dicróicas), mas atenção: use com cautela! Este tipo de lâmpada, dependendo a maneira que é utilizada, pode causar uma sensação de ofuscamento.
http://www.blogdomenorpreco.com.br/iluminacao-ideal-para-cada-comodo-da-sua-casa-2
Conforto...
tracking img