Lumitécnica

2581 palavras 11 páginas
INFORMAÇÕES

Técnicas

Luminotécnica - Conceitos Básicos
Iluminância

Luminância

Símbolo E

Símbolo L

Unidade lux (lx)

Unidade cd/m²

É o fluxo luminoso que incide sobre uma superfície situada a uma certa distância da fonte, ou seja, é a quantidade de luz que está chegando em um ponto.
Esta relação é dada entre a intensidade luminosa e o quadrado da distância (l/d²). A iluminância pode ser medida através de um luxímetro, porém, não pode ser vista. O que é visível são as diferenças na reflexão da luz. A iluminância é também conhecida como níveis de iluminação.

É a intensidade luminosa de uma fonte de luz produzida ou refletida por uma superfície iluminada. Esta relação é dada entre candelas e metro quadrado da área aparente (cd/m²).
A luminância depende tanto do nível de iluminação ou iluminância, quanto das características de reflexão das superfícies. Intensidade
Luminosa

Fluxo
Luminoso

Símbolo I

Símbolo

Unidade candela (cd)

Unidade lúmen
(lm)

É a quantidade de luz que uma fonte emite por unidade de ângulo sólido (lúmen/esferorradiano) projetada em uma determinada direção. O valor está diretamente ligado à direção desta fonte de luz.

É uma das unidades fundamentais em engenharia de iluminação, dada como a quantidade total de luz emitida por uma fonte, em sua tensão nominal de funcionamento.

A intensidade luminosa é expressa em candelas (cd) e, em algumas situações, em candelas/1000 lúmens.

Índice de reprodução de cor - IRC
É a medida de correspondência entre a cor real de um objeto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte de luz. A luz artificial deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente, ou o mais próximo possível da luz natural do dia.
Quanto mais alto o índice, melhor a reprodução das cores.
Lâmpadas com IRC de 100% apresentam as cores com total fidelidade e precisão.
Índice de reprodução de cor = 40%

2

Índice de reprodução de cor = 100%

Relacionados

  • Planejamento de instalações
    325 palavras | 2 páginas