Conforto ambiental - goiania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE AMBIENTAL – CONFORTO: GOIANIA/GO

SÃO PAULO, 2013
HISTÓRICO DA CIDADE

Goiânia é um município do estado de Goiás-Brasil. É a maior cidade do Estado de Goiás e a segunda maior do Centro-Oeste. Situa-se no planalto central do Brasil, nas coordenadas geográficas 16°40' S, 49°15' O, está situada a 209 km da Rodoviária do Plano Piloto, zona mais centralizada da capital federal, Brasília.É uma região de topografia quase plana e praticamente equidistante de todos os outros estados tornando bem fácil chegar até a cidade. É uma cidade com centenas de praças e ruas floridas, arborizadas, limpas e iluminadas. Os primeiros prédios de Goiânia foram inspirados no Art Déco. O acervo arquitetônico é considerado um dos mais significativos do país. Construídos nas décadas de 40 e 50 foramtombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Estão incluídos 22 prédios e monumentos públicos, o Centro original de Goiânia e núcleo pioneiro do Setor Campinas (localidade que deu origem à atual capital de Goiás).

LOCALIZAÇÃO E ÁREA

A cidade de Goiânia, localizada na região Centro-Oeste do Brasil, ocupa uma área de 739,492 km², densidade de 1.683,1 hab./km² ealtitude de 749 metros. 

RELEVO

O município de Goiânia é limitado ao norte pelos municípios de Goianira, Nerópolis e Goianápolis; ao sul, pelo de Aparecida de Goiânia; a leste, pelo de Senador Canedo e Bela Vista de Goiás; e a oeste, pelos de Goianira e Trindade. Situado em uma região de topografia quase plana, o território surge como um degrau de acesso às terras mais elevadas do BrasilCentral.

CLIMA
No final de 2012, a falta de chuva e o calor insuportável beiravam os 40 ºC. Foram longos dias marcados por temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e concentração de poluentes na atmosfera percebida pela névoa seca que cobria a cidade.
Segundo o coordenador da Estação Evaporimétrica da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, professor Engler José Lobato, osprimeiros sinais de chuva em 2012 só apareceram no dia 14 de setembro, após 58 dias de estiagem. Com o inicio da estação chuvosa. Goiânia já registrou uma média de 150 milímetros de chuva, quantidade acima da esperada para a média do mês de novembro.
 O clima de Goiânia é resultante da atuação de uma dinâmica atmosférica específica. Durante os períodos de outono, inverno e início da primavera,Goiânia está sob influência da massa de ar Tropical Atlântica. Esse sistema atmosférico é responsável pela estabilidade do ar, dias ensolarados e ausência de precipitações em nossa cidade. Isso implica considerar que há em Goiânia condições naturais para que as temperaturas atinjam valores elevados, associados a baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no inverno e início daprimavera. Por outro lado, esse sistema atmosférico impede a dispersão dos poluentes, o que resulta em sua concentração na camada de ar mais próxima à superfície, influenciando no aumento dos valores da temperatura do ar.
As tendências observadas para os últimos 48 anos estão vinculadas principalmente à estruturação da cidade, cujos aspectos, que incluem a destituição da cobertura vegetal, expansão dacidade, verticalização dos prédios, impermeabilização das superfícies, tráfego de veículos automotores, entre outros, interferem na condição climática, resultando no aumento das temperaturas e diminuição da umidade relativa do ar.
A tendência em Goiânia é de que o período chuvoso diminua e o volume de água não ultrapasse  40 milímetros por dia durante a primavera. Dessa forma, é possívelconsiderar que há forte propensão para a antecipação do período seco no outono e seu prolongamento na primavera, acompanhado de temperaturas elevadas.

DESEMPENHO TÉRMICO DAS EDIFICAÇÕES

O desempenho térmico caracteriza-se como o comportamento térmico mínimo esperado das edificações e/ou seus componentes (janelas, coberturas, paredes), visando melhores condições de conforto térmico interior e...
tracking img