A reforma protestante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Educação e pedagogia

ETAPA 1 – Refletindo sobre o processo histórico-educacional e sua importância.
Estudo individual baseado no PLT páginas 28 e 29.

Selma
O ser humano é um ser social, e o que somos hoje é consequência do que ocorreu no passado, Nossos antepassados enfrentam problemas, produziram mudanças lentas e progressivas e nos deixaram como herança suas culturas,costumes e feitos. O que nos leva a compreender que temos raízes embora o que vivemos e fazemos hoje seja tão diferente de nossos antepassados.

O presente não significa nada sem o passado e é através dele que estabelecemos mudanças para nosso dia a dia e também para o nosso futuro.

Portanto que em cada fato histórico, em cada mudança ao longo do tempo fez com que continuássemos mudando.Estudo em grupo baseado no PLT.

Preservação da memória histórica.

Cada povo tem um modo de relatar suas histórias. Nas civilizações antigas esses relatos eram baseados em suas mitologias. A medida que o tempo ia passando, o homem passou a questionar sua existência tentando compreendê-lo, com isso ele passou a acreditar que o mundo era imóvel e eterno. Entretanto, alguns historiadorescomeçaram a registrar o tempo, as mudanças. Mesmo assim essas investigações não eram vistas como ciência por serem influenciadas da imaginação de quem relatava.

Conforme o homem evoluía e lutava por mudanças, igualmente seu modo de pensar o mundo e o questionamento sobre sua existências eram influenciadas. O homem deixou de acreditar que as mudanças ocorriam por intermédio de deuses, e passou aacreditar que só através de suas atitudes de seu querer é que se concretizavam mudanças.

Hoje em dia, existem vários métodos de se investigar a histórias muitos deles ainda são questionados. Por isso, é importante saber como os historiadores estudam, pois orientações metodológicas e filosóficas da história estão inseridos no processo de interpretação dos fatos.

ARGUMENTOS DE NÓVOARESUMIDOS.

Definimos como história a importância de falar, conhecer o passado, e passar para as pessoas do presente entender e construir o futuro, descrevendo os acontecimentos para que não sejam esquecidos.

Fazer história vem de muito tempo atrás, onde recontava os acontecimentos que tinha acontecido. Temos uma definição de filosofia a arte de pensar.

A partir do século XII houve mudanças nadescrição da história, onde não se procurava mais pelo passado e sim pela investigação. Onde averiguava os fatos dos passados para verificar o que realmente aconteceu.

Entender o estudo da história da educação é importante para analisar o contexto histórico, suas crises e os sistemas sociais, pois a educação também acompanha a evolução.

No século XIX as escolas possuíam no currículo escolar asdisciplinas de história geral e história do Brasil, os acontecimentos brasileiros.

A partir dos meados de 30 tornou-se obrigatório a disciplina de história no magistério para que o professor ensine ao seu aluno e tenha noções dos acontecimentos históricos mostrando nosso passado e presente.

A história da educação proporcionava ao aluno dentro da sala de aula, a ter uma visão crítica dosacontecimentos históricos, analisando o passado para entender e compreender o presente, pois quem não consegue analisar a história e os acontecimentos que discorrerão ao passar dos anos, não conseguem entender a existência e os acontecimentos que existiram durante todos esses anos.

Com as tecnologias do mundo globalizado, vivemos uma variedade de cultura, onde existem diferentes identidades, sendoa função do historiador, conhecer as diversidades para assim mostrar as pessoas, que buscam o conhecimento. Cada pessoa possui uma visão, um olhar diferente das coisas, onde cada um observa e analisa de uma forma, e por meio de pesquisa e conhecimento do historiador.

CONCLUSÃO

Neste trabalho que nos foi proposto houve uma sombra de dúvida quanto a nossa conscientização e também um grande...
tracking img