Conflitos entre a tir e a val

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* a. Nem todas as séries de fluxo de caixa tem VPL que diminua à medida que aumenta a taxa de atualização. Por exemplo, quando faz-se um empréstimo deseja-se uma baixa taxa de rentabilidade, masverifica-se que o VPL aumenta à medida que se eleva a TMA. Neste caso, o critério da taxa interna de retorno não funciona, tendo-se que procurar uma TIR menor que a TMA.
* b. Outra complicação quepode surgir com a TIR é a existência de fluxos de caixa onde quantias positivas e negativas (recebimentos e pagamentos) se alternam ao longo dos períodos. Neste caso, segundo a Regra de Descartes,poderá haver tantas raízes (VP=0) quantas forem as mudanças de sinais nos fluxos de caixa, e portanto, o projeto de investimento poderá ter várias taxas de retorno. Pode também ocorrer casos em que nãoexiste qualquer TIR. Por exemplo um projeto pode apresentar um VPL positivo para todas as taxas de atualização (TMA). Nestes casos, a aceitabilidade ou não do projeto de investimento consiste nautilização do VPL.
* c. Outro ponto crítico da comparação de projetos utilizando-se a TIR, surge quando as empresas tem que decidir em optar por investir em um projeto entre várias alternativasmutuamente exclusivas. Neste caso, a TIR também pode apresentar-se inadequada. Nestes casos muitas vezes é interessante analisar a TIR dos fluxos incrementais, tendo o cuidado porque os fluxos de caixa podemapresentar mudanças de sinais, o que inviabilizaria a decisão pela TIR. Então, pode-se concluir que o uso da TIR para ordenação de projetos de diferentes escalas e ordenação de projetos que geramdiferentes padrões de fluxos de caixa não é adequado.
* d. Outra desvantagem da utilização da TIR aparece quando comparam-se projetos que apresentam investimentos iniciais e/ou vidas diferentes. Istoexige uma análise incremental, além de outras suposições quanto à equivalência e uniformização dos fluxos de caixa.
* e. Quando as taxas de juros de curto prazo são diferentes das de longo prazo...
tracking img