Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Teste de Psicologia

Sentido etimológico da palavra Psicologia
A palavra psicologia deriva da junção de Psychê com Logos. Psychê significa ALMA (algo que anda, que dá movimento, que tem vida, que é o princípio vital) e Logos significa estudo, ciência, razão e discurso. Logo a psicologia trata do estudo da alma como um ser que anda, ou seja, estuda a alma/comportamento dos animais.Genética
Genética (ciência da hereditariedade) é o termo adaptado por Willian Bateson, para designar o mecanismo através dos quais os caracteres dos progenitores se transmitem aos seus descendentes.

Hereditariedade
Totalidade de características e comportamentos biologicamente transmitidos pelos pais à sua descendência.

Agentes responsáveis pela transmissão genética dos caracteres
Cromossomas –elementos integrantes do núcleo de cada célula, transportadores dos genes enquanto unidades elementares da hereditariedade. Cada espécie tem o mesmo número de cromossomas. Um maior número de cromossomas não implica mais complexidade da espécie.

ADN – abreviatura de ácido desoxirribonucleico, sendo uma molécula complexa formada por subestruturas e fosfatos, bases e açúcares cuja sequênciadetermina toda a informação genética transmitida pelos cromossomas.

Genes – unidades biológicas elementares que contêm informação determinadora da constituição genética do ser vivo.

Componentes e estrutura do ADN
Cada molécula de ADN assemelha-se a uma escada de corda torcida ou a duas cadeias enroladas em hélice (uma dupla hélice).
Os “degraus da escada” são constituídos por quatro substânciasquímicas, quatro bases azotas que se ligam duas a duas: adenina com timina e guanina com citosina.
Os lados da escada são constituídos por cadeias de um açúcar (desoxirribose) que alterna com grupos de fosfatos (ácido fosfórico).
A cada conjunto formado por desoxirribose, uma molécula e ácido fosfórico e uma base azotada dá-se o nome de nucleótido (unidade básica do ADN).

Papel dos genes ecromossomas no processo de transmissão genética
É no interior do núcleo que se encontra a informação genética responsável pelas características de cada espécie e de cada indivíduo.
Os cromossomas, constituem o suporte dos genes e são as estruturas mais importantes na célula durante a divisão celular, uma vez que são responsáveis pela transmissão da informação hereditária de geração em geração. Oscromossomas sexuais (23º par de cromossomas) são distintos nos dois sexos: na mulher, é constituído por dois cromossomas X; no homem, o par é formado por um cromossoma X e por um Y (mais curto). Assim, quem define o sexo da criança é o pai.
O ADN formado por subestruturas de fosfatos, bases e açucares cuja sequencia determina toda a informação genética pelos cromossomas.
O gene (formado pordeterminados segmentos de ADN) é um segmento do cromossoma a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica (cor dos olhos, cor dos cabelos, etc.). UM CROMOSSOMA CONTÉM VÁRIOS GENES que são responsáveis por todas as características físicas de um indivíduo. Existem genes responsáveis por diversos aspectos.
Um cromossoma de cadapar é transmitido pela mãe e o outro pelo pai, daí que todos os humanos dispõem de duas variações de cada gene.
Em cada par de cromossomas homólogos (forma e estrutura idênticas), existem genes com informações para o mesmo carácter, ocupando a mesma posição relativa, designados por GENES ALELOS (1 herdado pela mãe e outro pelo pai). Contêm informações ligeiramente diferentes (no carácter cor dosolhos o gene que prevalece é o de cor castanha). Quando os alelos têm a mesma informação diz-se que o indivíduo é homozigótico relativamente a esse carácter, se a informação é contrastante o indivíduo é heterozigótico.
Diz-se que um gene é dominante quando produz efeito ainda que presente num só alelo, caso contrário, quando apenas produz efeito se presente nos dois alelos diz-se que é um gene...
tracking img