Livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de classe, características (atributos), Ações (métodos) e construtores



Na Programação Orientada a Objetos (POO) um projeto de sistema não está centrado na identificação de procedimentos, como na programação estruturada, mas sim na identificação de objetos. A partir da identificação dos elementos do mundo real, envolvidos com o problema, é que são realizadas as demais tarefas.Três das principais atividades envolvidas em um projeto orientado a objetos são as seguintes:

1. Identificação dos objetos envolvidos com o sistema a ser desenvolvido e sua representação em forma de classes;

2. Identificação de suas características relevantes e sua representação em forma de atributos;

3. Identificação de ações (comportamentos) realizadas por esses objetos esua representação em forma de métodos.

Para compreender a POO é preciso analisar o significado de diversos elementos. Inicialmente, deve-se compreender o significado de objetos e classes. Mas, para compreendê-los, também será necessário analisar o conceito de atributos e de métodos.



Objeto


Objeto é qualquer entidade do mundo real que apresente algum significado, mesmo que talentidade não se constitua em algo concreto.

Exemplos de objetos do mundo real: Uma mesa, uma cadeira, um gato, um cachorro, um computador, uma caneta, um disquete, um caderno, um carro, um avião, o Sol, a lua, uma estrela, uma nuvem, um pássaro, uma árvore e etc.

Todo objeto possui algumas características próprias, também chamadas de atributos. Esses atributos são as qualidades que permitemdistinguir um objeto de outros objetos semelhantes. Por exemplo: É possível distinguir um cachorro dos outros em função de vários atributos: cor, raça, altura, comprimento, peso e etc. Do mesmo modo, é possível distinguir um carro dos outros em função de um conjunto de atributos: marca, modelo, ano, cor, placa, chassi e etc.

Pode haver dois ou mais objetos que possuam alguns atributos com osmesmos valores. Entretanto, em função de sua própria natureza, os valores de alguns outros atributos são únicos e não se repetem entre os diversos objetos semelhantes. Por exemplo: Existe uma infinidade de carros cuja cor é vermelha, mas não pode haver dois carros com a mesma placa ou chassi.

Além de possuir atributos, os objetos também manifestam um comportamento. O comportamento dos objetosdiz respeito às ações que eles podem realizar. O cachorro pode correr, pular, latir e etc. O computador pode ligar-se, desligar-se, processar dados, exibir informações no vídeo, imprimir textos, emitir sons e etc.



Classe


Na POO, o mais importante não é a identificação dos objetos existentes no mundo real. O que realmente importa é a identificação de grupos de objetos com atributos ecomportamentos comuns. Ter atributos e comportamentos comuns não significa serem iguais. Apesar de todos os cachorros possuírem uma cor, raça, altura, comprimento e peso, dois cachorros podem ser bem diferentes por possuírem diferentes valores em cada um desses atributos. Um deles pode ser preto e o outro branco, um pode ter 90cm de altura e o outro ter apenas 70cm e assim por diante.

Quandoum conjunto de objetos possui atributos e comportamentos comuns, significa que eles pertencem a uma mesma categoria. Se João e Maria são dois clientes de uma empresa, pode-se dizer que, apesar de eles serem pessoas distintas, pertencem a uma mesma categoria: a dos clientes.

O termo classe é utilizado para significar o mesmo que categoria. Ao invés de dizer que João e Maria pertencem àcategoria dos clientes, pode-se dizer que eles pertencem à classe dos clientes.

Uma classe representa um grupo de objetos com características e comportamentos comuns e compõem-se, basicamente, de atributos e métodos. Os atributos representam as características dos objetos, e os métodos representam as ações ou comportamentos que eles podem realizar.






Diferença entre Classe, Objeto e o...
tracking img