Conflitos empresariais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos

Índice
Conteúdo
Introdução 3
Definição de Conflitos: 4
Contextualização Histórica 5
Características dos conflitos 7
Áreas dos Conflitos 7
Causas do conflito 8
Fases do conflito: 9
Categorias de Conflito 10
Modelos de Conflito 13
Escalada do conflito: 17
Métodos alternativos para a solução de Conflitos 18
Gestão Eficaz do Conflito 20
Técnicas de resolução deconflitos: 21
Resultados possiveis 22
Efeitos Positivos do Conflito 23
Efeitos Negativos do Conflito 24
Conclusão: 25

Introdução

Os conflitos existem desde o inicio da humanidade, fazem parte do processo de globalização dos mercados e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. É possível pensar em enumerasalternativas para os indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.

Se observarmos a história, até á pouco tempo a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência.
Alguns profissionais viam oconflito de forma negativa, como resultante da acção e do comportamento das pessoas indesejáveis, associado á agressividade, ao confronto físico e verbal a sentimentos entre as pessoas e consequentemente ao bom funcionamento das organizações.

Definição de Conflitos:

Não existe uma definição simples de conflitos.
Segundo Thomas (Thomas,1990,p.653)“O conflito é o processo que começa quando uma daspartes percebe que a outra parte o afectou de forma negativa, ou que o irá afectar” .
Konrad Lorenz (1996)“Entendo que o conflito é um fenómeno normal, que existe onde existem pessoas, desta forma o conflito não tem de ser necessariamente negativo”.
De Dreu & Weingart (De Dreu & Weingart; 2002; Dimas, Lourenzo e & Miguez, 2005) “Divergência de perspectivas, percebida como geradora de tensãopor pelo menos uma das partes envolvidas numa determinada interacção e que pode ou não traduzir-se numa incompatibilidade de objectivos”.

Convém esclarecer que Conflito é diferente de problema.
Numa situação de conflito encontram-se em divergência duas ou mais opiniões onde não há muito a fazer, podendo haver uma resolução transformando-se num problema.
No problema ambas as partes temconsciência das diferenças mas não se consideram adversárias. Ambas trabalham numa solução satisfatória.
Diferença entre conflito e problema

Conflito | Problema |
Existem partes em confronto | Grupo de pessoas a trabalhar em conjunto |
Atitude Adversa | Atitude de aproximação |

Enquanto no conflito as pessoas entram em discussão das suas ideias e vão mesmo tentar disputá-las, no problema aspessoas juntam-se para assim arranjarem boas soluções e partilham as suas visões, trabalhando em equipa. Isto torna o trabalho na organização mais eficaz.
No que diz respeito à atitude, no conflito é adversa. Eles contrariam-se uns aos outros. No problema já existe uma atitude de aproximação, em que não se vão opor uns aos outros.
Assim, se transformarmos o conflito em problema, seria muito maisfácil solucioná-lo. É em conjunto que se podem discutir ideias e umas podem completar as outras.
Contextualização Histórica

O pensamento sobre o conflito por partes dos cientistas sociais tem sofrido várias alterações. Robbins (1978) agrupou as diferentes visões em três categorias: tradicional; Escola das Relações Humanas e Interacionista.

* Na visão tradicional (Weber, Taylor, Fayol)Eliminavam conflitos, emoções e todos os elementos “irracionais”, de modo a maximizar a produção.
De modo geral, estes teóricos entendiam que o conflito seria prejudicial para a eficiência organizacional e deveria ser pelo menos, reduzido à sua expressão mínima, através da regulamentação apropriada e do controlo total da hierarquia de modo a que os trabalhadores dificilmente pudessem criar...
tracking img