Condutas clinicas frente a fratura de lima no canal radicular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONDUTAS CLÍNICAS FRENTE À FRATURA DE LIMAS NO CANAL RADICULAR.

MARINGÁ
2008

RODRIGO CARDOSO MACHADO

CONDUTAS CLÍNICAS FRENTE À FRATURA DE LIMAS NO CANAL RADICULAR.

Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário de Maringá, como parte das exigências para aprovação na disciplina.Orientação: Prof.ª Márcia Hirata Jacob.

MARINGÁ
2008
RODRIGO CARDOSO MACHADO

CONDUTAS CLÍNICAS FRENTE À FRATURA DE LIMAS NO CANAL RADICULAR.

Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário de Maringá, como parte das exigências para aprovação na disciplina, sob orientação da Prof.ª Márcia Hirata Jacob.

COMISSÃO EXAMINADORAOrientador:________________________________
Prof.ª Márcia Hirata Jacob
Centro Universitário de Maringá

Membro:__________________________________
Alline Batistussi Franca
Centro Universitário de Maringá

Membro:__________________________________
Márcia E. B. Franzoni Arruda
Associação Maringaense de Odontologia

Maringá, 28 de Novembro de 2008.EPÍGRAFE
“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve, e, a vida é muito para ser insignificante”.
Charles Chaplin

AGRADECIMENTO

Agradeço aos meus pais,os maiores incentivadores na obtenção desse título, também pelo amor, carinho, dedicação e esforço para o melhor de minha pessoa.
Agradeço as minhas irmãs, pela cumplicidade, afeto e apoio em todas as minhas decisões.
A toda minha família em geral por estarem sempre ao meu lado por qualquer que seja este.
Também sou grato à minha namorada Janaina pela paciência, compreensão ecolaboração em todos os momentos.
A professora orientadora “Marcinha” Hirata pelo conhecimento técnico, disposição e direcionamento deste trabalho.
A todos os meus colegas, que me fizeram sorrir nos momentos de tristeza, que comemoramos juntos os bons momentos, que enfrentaram altas madrugadas na frente dos livros ou até mesmo tomando cerveja comigo e pelas ajudas prestadas nestalonga caminhada.
Agradeço também a todos os professores pelos ensinamentos e por compartilharem seus conhecimentos, aos funcionários que sempre colaboraram nos momentos em que precisei e a todos aqueles que sempre acreditaram em minha pessoa e nas minhas conquistas.
Muito Obrigado!

MACHADO, Rodrigo Cardoso; Condutas Clínicas frente à fratura de limas no canal radicular. Trabalho deConclusão de Curso, CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, 2008.

RESUMO

O preparo biomecânico do canal radicular é uma fase importante do tratamento endodôntico, sendo primordial que se consiga a limpeza e a modelagem do conduto, através da instrumentação. As limas endodônticas são instrumentos que têm capacidade de alargamento e alisamento das paredes do canal. O uso incorreto, fadigado material, força excessiva, assim como a disposição dos canais, são os fatores que colaboram para que ocorra a fratura da lima no interior da cavidade pulpar, proporcionando um transtorno para o operador. Diante do exposto, faz-se necessário, além do conhecimento, dispor de técnicas para solucionar tal acidente, e, para tanto se procura remover ou envolver o fragmento em massa obturadora ouatravés de cirurgias parendodônticas, sempre objetivando o melhor prognóstico ao paciente.

Palavras–Chave: Endodontia, Cavidade da polpa dentária, Limas, Fratura de Instrumentos.

MACHADO, Rodrigo Cardoso; Clinical Conducts front of break the files in the root canal. Curse Final Paper, CESUMAR - Maringá University Center, 2008.

ABSTRACT

The biomechanical preparation of the root canal is...
tracking img