Leituras em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO, ABERTA E A DISTÂNCIA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
NÚCLEO PEDAGÓGICO DE JAURU
LICENCIATURA PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO BÁSICA – 1ª A 4ª SÉRIES
CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO – COMODORO

LEILA STAUT ROMERA RIBEIRO

LUCIA HELENA ÁVILA DE SOUZA

VANILDAPAULINO

LEITURAS EM SALA DE AULA

COMODORO - MT

JULHO/2007

LEILA STAUT ROMERA RIBEIRO

LUCIA HELENA ÁVILA DE SOUZA

VANILDA PAULINO

LEITURAS EM SALA DE AULA

Trabalho de conclusão de área de Ciências Básicas e Metodológicas, disciplina de Linguagem, apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia - Educação Básica-1ª a 4ª séries do EnsinoFundamental, da Coordenadoria de Educação Aberta e a distancia da Universidade do Estado de Mato Grosso.

ORIENTADOR ACADÊMICO: JAIR JOSÉ TEODORO
PROFESSORA ESPECIALISTA: NILCE MARIA DA SILVA

COMODORO-MT
JULHO/2007

DEDICATÓRIA
Dedicamos aos professores docentes que acreditam que a educação não é privilégio para poucos, mas um direito de todos.AGRADECIMENTOS

A Deus em primeiro lugar, e a todos que acreditam em proposta de trabalho através da leitura em sala de aula na formação do cidadão.

“O êxito de um bom dito depende mais do ouvido que o escuta do que da boca que o diz.”
Shakespeare

RESUMO

A leitura faz parte de todos os momentos da vida do homem na sociedade letrada em função destarelevância da leitura no mundo contemporâneo. Considerando a leitura um elemento fundamental no processo de aprendizagem, organização e construção do conhecimento buscamos através de diversas textos, um apoio teórico para esta proposta de trabalho. O trabalho busca responder questões pertinentes a educação, quanto à aquisição e as práticas de leitura em sala de aula. Considerando que a leitura e aescrita são homogêneas, educadores preocupam-se em formar leitores, percebendo a leitura como um fator de suporte e compreensão, interpretação do mundo, bem como de expressão oral e escrita, necessárias a sua formação intelectual. A presente pesquisa tem como objetivo analisar, no processo da aprendizagem da leitura e as práticas em sala de aula, propostas pelos professores, bem como as dificuldades dealunos e professores. O início da escolaridade é um momento importante, pois é nele que a reflexão sobre as relações entre língua oral e língua escrita são fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, obtêm informações, expressa e defende pontos de vista, produz conhecimento. É preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado da leitura.Constantemente encontramos preocupação em todo corpo docente com relação ao insucesso demonstrado pelos alunos diante da problemática na aprendizagem da leitura. Para essa análise aplicaremos questionários aos professores e alunos da 4ª séries da Escola Municipal João Medeiros Calmon. Tomamos como fundamentação teórica autores como Coll, Palácios e Marchesi, kleiman, Fulgêncio e Liberato. Procuramoslevar subsídios para leitores e seus próprios caminhos construindo críticas, através de observações críticas no processo interno que é o ato de ler. No decorrer da pesquisa, enfatizou-se que a leitura é um dos elementos desencadeadores da integração do indivíduo ao contexto em que atua. Os resultados evidenciaram que o ensino de leitura nas salas de 4ª séries da Escola Municipal João MedeirosCalmon estão basicamente no nível de compreensão literal. Tendo em vista os resultados, há necessidade de se tomar medidas que venham capacitar os docentes para o ensino de leitura, priorizando a leitura em sala de aula, e a interdisciplinaridade no ensino da leitura e interpretação por todos os professores.

Palavras chaves:

Sala de aula, leitura, práticas.

SUMÁRIO

|INTRODUÇÃO...
tracking img