Concreto de alto desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



A utilização de materiais com propriedades adesivas e ligantes já era uma realidade no antigo Egito, na Grécia e na Roma antiga também. Esses materiais tinham que apresentar resistência às intempéries além de serem extremamente trabalháveis, pois a quantidade de detalhes pequenos nas construções da época era muito grande. Em algumas estruturas, como o Coliseu em Roma, asargamassas resistem até hoje.

A utilização não era tão diferente do que tínhamos até pouco tempo atrás (cerca de meio século). A grande mistura de areia, brita, água e aglomerante já era feita na época. No lugar do Cimento Portland, como é conhecido hoje, era utilizada a cal ou o gesso calcinado. Em seguida, começaram a adicionar cinzas vulcânicas e argila queimada. A seqüência é de descobertas denovas adições, misturas e métodos de produção do cimento que proporcionavam maior resistência ao concreto, como por exemplo a pozolana, o calcário, a argila, a cal, etc., todos cozidos conduzia à obtenção de cimento.
A partir da patente do cimento Portland, por Joseph Aspdin em 1.824, a tecnologia e o desenvolvimento do concreto tornaram-se símbolo de evolução e crescimento Humano.Atualmente, os estudos são muito mais complexos do que se podia imaginar na época, e, são também, essenciais a qualquer obra de qualidade, abrangendo todos os aspectos de utilização.
Hoje, o consumo do concreto está em cerca de 250Kg/m³/habitante/ano, tornando-se o segundo material mais utilizado pelo Homem, perdendo apenas para a água. Essa enorme aceitação do concreto como um dos mais nobresmateriais da construção civil justifica-se pelas suas características excepcionais de versatilidade, durabilidade, economia e resistência. Através do emprego do concreto armado e, posteriormente, do concreto pretendido tem sido construída a maioria das obras de infra-estrutura dos países, assim como as edificações residenciais, comerciais e industriais.
O aumento das exigências do mercado daconstrução civil quanto ao desempenho estrutural e todo o avanço tecnológico que o concreto se beneficia atualmente, trouxe a necessidade de resistências maiores que as do concreto convencional além de outras propriedades que podem e devem ser melhoradas para uma utilização cada vez mais segura das grandes edificações e obras de arte. Na última década e principalmente nesta, o concreto novamente vemdemonstrando suas características de excepcional versatilidade. Surgiu, então, o concreto de alto desempenho – CAD.
Enquanto na primeira norma brasileira de concreto, o “Regulamento para as Construções em Concreto Armado da Associação Brasileira de Concreto - ABC, publicado em 1931”, a resistência máxima à compressão estava limitada em fcd ( 8 MPa (fcmédio-( 26 MPa) hoje em dia, já é possível projetarno exterior e, inclusive, no Brasil, estruturas com fcd de 100 MPa. Essa evolução ocorrida, principalmente, nas propriedades mecânicas dos concretos vem também acompanhada de uma evolução positiva nas demais propriedades, especialmente àquelas relacionadas à durabilidade. Por essas razões, o concreto de alto desempenho é um material apropriado ao presente mercado da construção civil e às nítidastendências de crescimento vertical nas grandes cidades densamente urbanizadas e industrializadas.
No entanto, apesar de uma utilização cada vez maior e do fato do concreto de alto desempenho ter uma durabilidade muito grande em relação ao concreto convencional, ainda é passível de erros ou falhas. Certamente a erros de projeto, dosagens e execução, ou seja, falhas especificamente humanas, pois adurabilidade do concreto de alto desempenho chegou ao da rocha natural, mas, mantém a versatilidade do concreto, podendo ser facilmente moldado. Devido à diversidade de solicitações as quais este tipo de concreto vem respondendo é que se faz necessário a prevenção de algumas patologias e com isso gastos futuros com recuperação estrutural.
Neste contexto, surgiram questões intrigantes...
tracking img