Concorrencia perfeita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1590 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE DA ESTRUTURA DE MERCADO – CONCORRÊNCIA PERFEITA

RESUMO

Este artigo trata da analise da Estrutura de Mercado Concorrência Perfeita, tendo como objetivo principal apresentar a concorrência perfeita, os fatores necessários para que a mesma ocorra, bem como suas características existentes. Essa pesquisa é de cunho bibliográfico e descritivo, com uma linguagem simples, visando assim umaabordagem satisfatória e conclusiva do tema. É importante ressaltar que esse tipo de concorrência é algo que se idealiza, não sendo aplicado nos dias atuais, uma vez que o nosso sistema econômico não permite essa pratica. Por um lado pode-se afirma que se trata se uma concorrência transparente, onde ambas as partes, vendedor e consumidor saem ganhando, por outro lado, devemos pensar que o mercadoseria monótono, ou seja, os mesmo produtos ou parecidos.

PALAVRAS – CHAVES: Análise, Concorrência perfeita

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo trata da analise da Estrutura de Mercado Concorrência Perfeita. Tendo como objetivo geral apresentar a concorrência perfeita, assim como os fatores necessários para que a mesma aconteça. Na concorrência perfeita o mercado é quem define o preço doproduto, ou seja, ninguém além dele pode interferir no que diz respeito ao preço de um bem que estar exposto no mercado. Segundo Paulo Nunes, a “Concorrência Perfeita corresponde a uma situação de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transacionada”.
A concorrência perfeita é o sonho dos economistas, onde seu mercadotransparente não permitiria grandes lucros atraindo novas empresas no mercado pela inexistência de barreiras. De acordo com Pinho e Vasconcellos (1998)

A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma concepção ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existiralgum grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento.

Diante do que foi citado, observamos que na atualidade isso seria impossível de acontecer, uma vez que o nosso sistema econômico é totalmente voltado para o lucro e o mercado produtor está em constante disputa, tentando obter destaque dentre as demais empresas e consequentemente obter mais vantagens, possibilitando assim que ela sedesenvolva e conquiste seu lugar diante dos consumidores.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A concorrência é uma disputa entre empresas do mesmo ramo produtivo, que tenta a fidelização de um cliente para obtenção de lucro, tendo em vista oferecer o melhor produto e melhor preço, através de um atendimento de qualidade para que o consumidor se sinta bem vindo e torne a voltar para a mesma empresa com ointuito de compra.
Em economia, concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para o seu negócio – lucros, vendas e/ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, osserviços após venda. (Geovani Carvalho, 2010).

Baseado no entendimento do conceito de concorrência é que podemos partir para a concorrência perfeita, que na realidade corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço de mercado.
A concorrência perfeita é uma estrutura de mercado, estudado pelos economistas a fim de, obteruma concorrência clara, onde todos os produtores do mercado saiam ganhando, no entanto, se trata de uma utopia, algo que se idealiza, um mercado ideal.
A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma concepção mais teórica, ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais,...
tracking img