Concorrencia perfeita

ANALISE DA ESTRUTURA DE MERCADO – CONCORRÊNCIA PERFEITA

RESUMO

Este artigo trata da analise da Estrutura de Mercado Concorrência Perfeita, tendo como objetivo principal apresentar aconcorrência perfeita, os fatores necessários para que a mesma ocorra, bem como suas características existentes. Essa pesquisa é de cunho bibliográfico e descritivo, com uma linguagem simples, visando assim umaabordagem satisfatória e conclusiva do tema. É importante ressaltar que esse tipo de concorrência é algo que se idealiza, não sendo aplicado nos dias atuais, uma vez que o nosso sistema econômico nãopermite essa pratica. Por um lado pode-se afirma que se trata se uma concorrência transparente, onde ambas as partes, vendedor e consumidor saem ganhando, por outro lado, devemos pensar que o mercadoseria monótono, ou seja, os mesmo produtos ou parecidos.

PALAVRAS – CHAVES: Análise, Concorrência perfeita

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo trata da analise da Estrutura de Mercado ConcorrênciaPerfeita. Tendo como objetivo geral apresentar a concorrência perfeita, assim como os fatores necessários para que a mesma aconteça. Na concorrência perfeita o mercado é quem define o preço doproduto, ou seja, ninguém além dele pode interferir no que diz respeito ao preço de um bem que estar exposto no mercado. Segundo Paulo Nunes, a “Concorrência Perfeita corresponde a uma situação de mercadolimite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transacionada”.
A concorrência perfeita é o sonho dos economistas, onde seu mercadotransparente não permitiria grandes lucros atraindo novas empresas no mercado pela inexistência de barreiras. De acordo com Pinho e Vasconcellos (1998)

A estrutura de mercado caracterizada porconcorrência perfeita é uma concepção ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece...
tracking img