Conceituando os termos da cultura e ética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 1 – CONCEITUANDO OS TERMOS CULTURA E ÉTICA
Para você interagir
Faça um estudo comparativo entre duas escolas nas quais os conceitos de ética e cultura apresentem diversidades. Poste sua contribuição no Fórum e aproveite o momento para discutir sobre tais conceitos e os resultados encontrados.
Complemente suas análises apoiando-se nas postagens de seus colegas de turma.
Sugestão: vocêpode pesquisar uma escola e comparar com o estudo de um colega que pesquisou outra instituição e vice-versa.
ATENÇÃO!Tendo em vista que deverá ser feita uma discussão com base no estudo realizado por você e seus colegas, poste sua resposta e discuta, no mínimo, a resposta de um outro colega.

Olá Veronica.
Trabalho na rede estadual de ensino de São Paulo, onde ministro aulas de Matemática paraensino fundamental II no período da tarde e ensino médio regular e EJA no período noturno. No período da manhã tenho algumas aulas de ensino médio de Física na rede particular de ensino.
Gostaria aqui de expor alguns comentários a respeito do que sinto em ambos os casos.
Na rede particular, temos os mais belos e modernos recursos, como por exemplo, lousa digital. A respeito do material dosalunos temos um curso apostilado por uma das empresas mais de renome por aqui. A escola é impecável. Se o aluno quebrar qualquer objeto, ou danificar qualquer uma das dependências da escola, já sabe que os pais irão arcar com o prejuízo, uma vez que é fácil a identificação de quem causou tal estrago, pois temos na escola, câmera em quase todos espaços, inclusive nas salas de aulas. E por fim, para nãoficar cansativo, os alunos, que tem um poder aquisitivo relativamente alto, são alunos que aprontam de tudo. Aprotam no sentido de fazem de tudo.
Tem aqueles que estudam, tem aqueles que deixam a vida passar e tem aqueles que voce ve nitidamente que mal a família pode controlar aquele adolescente.
Agora vamos falar um pouquinho da rede estadual.
Tudo o que temos que ainda funciona bem é o tallousa e giz.
Dizem ter computador na escola para os alunos utilizarem e os professores poderem dar aulas na sala de informática. Os computadores que tem são ultrapassados, outros foram roubados e outros foram destruídos. O material que utilizamos para os alunos são: O Governo do Estado fornece uns caderninhos para cada uma das disciplinas, dos quais são poucos os professores que utilizam dessematerial, pois o mesmo não está de acordo com a realidade dos alunos.
Os alunos, pelo menos do lugar onde eu leciono, a maioria mora em condições precárias, ao redor da escola é só favela. Tenho aluno de tudo quanto é tipo. Aluno drogado, bebado, ladrão, assassino, ladrão de banco, traficante, dono de prostíbulo, é claro que também tem os alunos que são pessoas que não tem nada a ver com essesoutros.
Porém, posso dizer que em ambos os casos, na rede estadual e na particular, identifico o problema com um só: Falta de interesse da família.
Para mim, a maioria da resolução dos problemas está na família.
Aonde estão aqueles pais que acompanhavam a vida escolar dos filhos?
Aqueles pais que olhavam para os filhos e já sabiam de tudo.
Hoje qual é o pai ou mãe que olhas os cadernos dosfilhos.
Tudo cai sobre as "COSTAS" das escolas e instituições educacionais.
A degradação não é só da parte material da escola e sim da parte humana que ficou para trás.
Um abraço.

Olá Ivani!
A família é a base de tudo. Na escola, no trabalho, no lazer, enfim, você é aquilo que voce aprendeu.
Independente da condição sócio-econômica, cada um foi criado de uma forma com base em tudo o que os paisacreditam. Existem pais que estão com sua situação financeira bem resolvida e a criação dos filhos é totalmente largada. Acham que criar um filho é dar de tudo (material) e está tudo ok. Resolvido. Tem pais que trabalham para poder no final do mês pagarem suas contas e acompanham os filhos desde o nascimento até uma universidade.
Resumindo, a condição financeira não quer dizer nada.
Volto a...
tracking img