Conceitos e teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Científica: A teoria de Frederick Taylor, conhecido como o pai da administração. Caracterizada pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Tinha como objetivo acelerar o processo produtivo, produzir mais em menos tempo e com mais qualidade.
Definiu quatro princípios fundamentais na administração: Principio do Planejamento, da preparação dostrabalhadores, do controle e da execução. Os críticos acharam que o a AC transformou os homens em máquinas. Não levando em conta o lado social e humano do trabalhador, considerando apenas as tarefas executadas.
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho do operário. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha queser tratada como ciência.

Teoria Clássica: Realizada pelo Henri Fayol. Caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca máxima de eficiência.
Foi criticada por manipular trabalhadores através de salários e incentivos materiais sob excesso de responsabilidades. Elaborou 14 princípios, sendo alguns: Divisão de trabalho; Autoridade; Disciplina;Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação dos interesses individuais; Remuneração e entre outros, para serem estudados e que pudessem complementar as teorias de Taylor. Tinha o mesmo objetivo da teoria cientifica, maior produtividade do trabalho e busca de eficiência nas organizações.

Teoria Neoclássica: Peter Drucker e Jhon Humble criaram uma metodologia voltada para a obtenção deresultados organizacionais. Seu objetivo era motivar o desempenho mais efetivo de todas as áreas criando um único objetivo. Seus princípios são: Divisão do trabalho; Especialização; Hierarquia e Amplitude Administrativa. Uma das suas vantagens é o que o tomador de decisão no topo é mais bem treinado e preparado do que os dos níveis mais baixos. Mas acaba sendo também uma desvantagem para ostomadores de decisões que ficam mais distantes dos fatos e das circunstâncias. A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.

Teoria das Relações Humanas: Elton Mayo, fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ounegativamente, na produção. Chegou a conclusão de que o cuidado com os aspectos sociais era favorável aos empresários. Com base nas experiências que havia tomado inicialmente, acrescentou alguns principios na Administração, tais como: A integração social e comportamento social dos empregados; o estudo de grupos informais e da chamada organização informal; a importância do conteúdo dos cargos etarefas para as pessoas e etc. Ao receber tantas críticas a Teoria das Relações Humanas precisou de uma reestruturação que deu origem a Teoria Comportamental, criticas: Ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais; Limitação no campo experimental e parcialidade nas conclusões levaram gradualmente a teoria a um certo descrédito.

Teoria Comportamental: A TeoriaComportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioral sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores
(Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanecenas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
Para esta teoria foi fundamental o contributo da: Teoria dos Sistemas de Decisão Herbert Simon; Teoria das Necessidades de Maslow; Teoria dos dois fatores de Hertzberg; Teoria X e Y de Mc Gregor.
Essa teoria é muito bem aplicada nas grandes empresas, onde se tem uma política de RH bem definida, porém as micro e pequenas empresas,...
tracking img