Conceitos e paradgmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA: CONCEITOS E PARADIGMAS - APONTAMENTOS PRELIMINARES
COSTA, Fábio Rodrigues da1; ROCHA, Márcio Mendes2
RESUMO: O presente artigo, de caráter introdutório, tem como objetivo discutir a constituição e os desdobramentos da geografia como ciência, bem como seus principais conceitos orientadores. Para isso buscamos apresentar no transcorrer do texto os principais paradigmas geográficos e asnovas possibilidades para o século XXI, isto feito através da leitura de livros e artigos científicos. Desta forma, pretendemos apresentar uma abordagem geral sobre a geografia, seus paradigmas e conceitos. Palavras-chave: Geografia. Paradigmas. Conceitos.

GEOGRAPHY: CONCEPTS AND PARADIGMS – PRELIMINARY NOTES
ABSTRACT: This article aims to discuss the evolution of the geography as science andits main concepts guiding. Are presented in the course of the text the main geographical paradigms and new possibilities for the twenty-first century, this by reading books and scientific articles. Thus, we intend to present, in a preliminary way, a general approach and introduction on the geography, its paradigms and concepts. Keiwords: Geography. Paradigms. Concepts.

INTRODUÇÃO O presenteartigo tem como objetivo principal apresentar uma discussão introdutória sobre a Geografia a partir da construção histórica de seus paradigmas e conceitos. Em virtude da complexidade do assunto não é possível, no presente texto, o aprofundamento das questões expostas. Desta forma, a intenção é oferecer uma base orientadora para os estudantes sobre o processo de desenvolvimento da geografia. Assim,Professor assistente do Departamento de Geografia - FECILCAM, doutorando pelo Programa de Pósgraduação em Geografia – UEM. fabiorcmestrado@bol.com.br - Bolsa de estudo Fundação Araucária.
2

1

Professor associado do Departamento de Geografia - UEM
Campo Mourão, PR v.1n.2 p.25 - 56 2ºSem 2010 ISSN 2178-3306

Rev. GEOMAE

Revista GEOMAE - Geografia, Meio Ambiente e Ensino. Vol. 01, Nº02, 2º SEM/2010

buscamos discutir os paradigmas e os conceitos considerados como de maior relevância. Cabe ao leitor aprofundar os estudos através das referências indicadas Inicialmente fazemos uma breve discussão sobre a geografia pré-científica que se estendeu até o século XVIII, e foi caracterizada por ser um saber totalizante desprovido de sistematização. Na sequência buscamos apresentar osprincipais debates sobre a geografia científica. Abordamos os seguintes paradigmas: determinismo ambiental, possibilismo, método regional, nova geografia e geografia crítica. Também trazemos para o debate as discussões referentes às novas possibilidades para o século XXI, através da geografia global. No terceiro momento apresentamos os principais conceitos geográficos: espaço, território, região,paisagem e lugar. As contribuições que a geografia vem trazendo para a sociedade são resultados de intensas descrições, análises, discussões, debates, divergências e até mesmo profundos enfrentamentos teóricos e metodológicos. Os enfrentamentos vão marcar a revisão de seus paradigmas e conceitos, o que demonstra o dinamismo e as constantes críticas pelas quais passou e está passando. Debater erefletir sobre o desenvolvimento histórico da geografia, mesmo que isso já tenha sido realizado por inúmeros estudiosos, nunca é demais, visto que proporciona um melhor entendimento sobre o tema. É relevante o resgate e a revisão de importantes pensamentos e pensadores, pois permite novos olhares sobre essa dinâmica e importante ciência.

BREVE RELATO SOBRE O PERÍODO PRÉ-CIENTÍFICO DA GEOGRAFIA Operíodo pré-científico corresponde aos saberes geográficos desprovidos de sistematização e organização metodológica produzidos pelos seres humanos desde a préhistória até a consolidação científica. Abarcam as pinturas rupestres encontradas em cavernas representando a organização espacial da sociedade, os estudos de astronomia, cartografia, correntes marinhas, organização social entre outros....
tracking img