opijo

670 palavras 3 páginas
Seminário apresentação, Movimento Modernista Brasileiro.

O Modernismo foi um movimento literário que teve seu início na Semana da Arte Moderna no ano de 1922. Essa semana foi destinada, a produção e obras artíticas da Grande elite de São Paulo. Entre os destaques temos Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anitta Malffati entre outros.
O principal objetivo do Modernismo, foi romber os valores tradicionalistas e burgueses ja debatidos anteriormente. O Movimento modernista resolveu destacar o nacionalismo, ou seja o Brasil como nação, focando em observar os nossos valores, e o que o nosso País tem de melhor.
Para que todos possam entender melhor eu vou demostrar um exemplo: Que é a Ironia em Poemas, que em curtas estrofes registravam o dia-a-dia: Por exemplo, o andar dos carros, de carroças, de pessoas saindo de suas casa e indo ao trabalho etc.
Um outro exemplo foi a busca da linguagem coloquial, para quem não sabe coloquial é o nosso linguajar popular, o linguajar em que todos nós usamos, não tão formal, eles procuraram encontrar uma forma de mais proxima da lingua falada, essa caractérisca quebrou o Parnasianismo, que vinha acompanhado de uma lingua mais formal, que cultivava muito o formalismo. Os dois tinham em comum que parnasianismo pregava uma linguagem formal, ja o modernismo procurava distorcer esses valores, e buscar temas voltados para a sociedade. Vejamos outro exemplo, que tiramos do modernismo.

PRENOMINAIS
Dê-me um cigarro (Observar, contrariedade gramátical)
Diz a Gramática
Do Professor e do aluno
E do mulato Sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me da um cigarro (Observar a Gramatica )
Owald de Andrade

Neste poema podemos observar aquilo que chamamos de COLOQUIAL, a preocupação do autor em deixar registrado o coloquial. Podemos observar no na PRIMEIRO VERSO E NO ULTIMO VERSO, neles podemos ver a

Relacionados