Conceitos de transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS DE TRANSPORTE




Transporte em sentido geral é a ação ou o efeito de levar pessoas ou bens de um lugar a outro. O sistema de transportes é vital para o comércio interno eexterno, a fixação dos custos de bens e serviços, a composição dos preços, a regularização dos mercados, a utilização da terra e urbanização.
No processo de evolução o homem tem avançado na tecnologiade transportes. Na pré-história o transporte de caça tornava-se penoso para ser feito usando apenas a força muscular, então foi desenvolvida a técnica de rolagem em rolos paralelos de madeira, sendoconsiderada uma prefiguração da roda.
Com a invenção da roda, que foi determinante na formação das sociedades e no desenvolvimento de tecnologias, surgiram as carroças puxadas por animais, comocavalos e bois, proporcionando ao homem obtenção de lucro, ou a melhora do seu modo de vida, poupando-se deste modo a esforços maiores.
Com a evolução, utilizou os rios quer gelados ou não paratransportes de maiores dimensões (troncos). Os fenícios inventaram a vela que lhes permitia ir mais longe e ter navios de maior calado, depois adquiriram novas formações, tais como manejar a velas, trabalharcordas e construir navios. A descoberta das rotas marítimas pelos Portugueses, fez o comércio prosperar e tornou-se imperioso aumentar o número de navios e aumentar o seu calado.
No século XVII éposta em circulação a primeira locomotiva a vapor. Estava assim criada aquela que viria a ser chamada a 1ª revolução industrial e que veio a expandir-se pelo mundo a partir do século XIX.
Nestaépoca, o padre Bartolomeu de Gusmão, faz a primeira viagem aérea em balão de ar quente entre o Barreiro e Lisboa. No ano de 1908 Santos Dumont, em Paris, inventa o primeiro avião que dará início à era dostransportes aéreos, ainda em França, é inventado o 1º automóvel a vapor e Carlo Bens, chamado o pai do automóvel, descobre o 1º motor de combustão. Dá-se então o verdadeiro início da 2ª revolução...
tracking img