Conceitos de hidrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

PROF° GENÉSIO BETIOL JÚNIOR

SÃO PAULO – AGO/2012

TÓPICOS:
 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO.  ESTRUTURA DE UM SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA.  GERAÇÃO HIDRELÉTRICA: conceitos e princípios.  USINAS HIDRELÉTRICAS: hidrologia, princípios de funcionamento, tipos de aproveitamento, principais componentes, e classificação de usinas. GERAÇÃO EÓLICA: introdução, princípio de funcionamento, principais componentes.  SUBESTAÇÕES: arranjos, barramento, equipamentos e Serviços Auxiliares.  SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: conceitos básicos e características de linhas de transmissão.  DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: descrição e funções.  TARIFAS DE ENERGIA ELÉTRICA: estrutura e enquadramento tarifário e categoria deconsumidores.

Na história da sociedade, a energia elétrica, desde a sua descoberta, sempre ocupou lugar de destaque, tendo em vista a dependência da qualidade de vida e do progresso econômico da qualidade do produto e dos serviços relacionados à energia elétrica, que por sua vez dependem de como as empresas de eletricidade projetam, operam e mantêm os sistemas elétricos de potência.

Proporcionatrabalho, produtividade e desenvolvimento, bem como conforto, comodidade, bem-estar e praticidade. Isso torna a sociedade moderna cada vez mais dependente de seu fornecimento. Em contrapartida esta dependência dos usuários vem se traduzindo em exigências por melhor qualidade de serviço e do produto.

A energia elétrica é uma das mais nobres formas de energia secundária. A sua facilidade degeração, transporte, distribuição e utilização, com as conseqüentes transformações em outras formas de energia, atribuem à eletricidade uma característica de universalização, disseminando o seu uso pela humanidade. No mundo de hoje a eletricidade, o alimento e a moradia, são direitos humanos básicos. Os crescimentos da população mundial e da economia nos países em desenvolvimento implicam, necessariamente,no aumento do consumo de energia, porém a produção de energia deve seguir os conceitos de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade ambiental.

MODELO INSTITUCIONAL DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
O setor elétrico mundial tem passado por amplo processo de reestruturação organizacional. No modelo atual os sistemas elétricos são tipicamente divididos em segmentos como:     geração,transmissão, distribuição, e comercialização.

No Brasil, este processo de re-estruturação foi desencadeado com a criação de um novo marco regulatório, a desestatização das empresas do setor elétrico, e a abertura do mercado de energia elétrica.

MODELO INSTITUCIONAL DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Entre 2003 e 2004 o governo federal lançou as bases de um novo modelo para o Setor ElétricoBrasileiro (SEB), sustentado pelas Leis nº 10.847 e 10.848, de 15 de março de 2004, e pelo Decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004. Em termos institucionais, o novo modelo definiu a criação das seguintes entidades:  a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) - responsável pelo planejamento do setor elétrico a longo prazo;  o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE): responsável por avaliarpermanentemente a segurança do suprimento de energia elétrica;  a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE): para dar continuidade às atividades do Mercado Atacadista de Energia (MAE), relativas à comercialização de energia elétrica no Sistema Interligado.

OBJETIVOS DO MODELO INSTITUCIONAL
   

Promover a modicidade tarifária. Garantir a segurança do suprimento. Assegurar aestabilidade regulatória. Promover a inserção social (universalização de atendimento – Programa “Luz para Todos”).

Para gerenciar este novo modelo do setor elétrico, o Governo Federal criou a estrutura organizacional apresentada a seguir.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

a) Conselho Nacional de Política Energética – CNPE Órgão de assessoramento do Presidente da...
tracking img