Conceitos de cultura e principio educativo para antonio gramsci.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade avaliativa de fundamentos das políticas publica
Tema 1

Questão 9
A essência não se dá imediatamente, ela é mediata ao fenômeno e se manifesta em algo diferente daquilo que é, contudo aessência se manifesta no fenômeno e, por isso, o fenômeno revela a essência. Desse modo, as políticas sociais não podem ser analisadas somente a partir de sua expressão imediata como foto socialisolado. Ao contrario, devem ser situadas com expressão contraditória da realidade que a unidade dialética do fenômeno e da essência.

Tema 2 questão 10
O Liberalismo dominou a política Europeia e dosEUA no século XIX, mas nem sempre foi fiel a seu combate contra o intervencionismo estatal.
Na primeira metade do século, os liberais são acérrimos defensores da propriedade privada, da economia demercado e da liberdade de comércio internacional. Pugnam pelo fim das corporações, a desregulamentação do trabalho, defendem as liberdades políticas, o governo representativo, etc. O Estado devia serreduzido à sua expressão mínima, limitando-se a assegurar as condições para o pleno desenvolvimento da economia privada, promovendo a criação de infraestruturas (estradas, transportes, etc.), áreasonde as possibilidades de obtenção de lucro eram mínimas.
Na segunda metade do século XIX, os liberais passam a exigir que o Estado garantisse a proteção do mercado interno face à concorrênciainternacional. No final do século reclamam a intervenção do Estado na conquista de novos mercados internacionais e o acesso a regiões com recursos naturais. O Liberalismo passa a andar associado aoImperialismo. É nesta fase que o Liberalismo incorpora o "Darwinismo social", isto é, a concepção de que o Estado deve apenas centrar-se em criar as condições para que os mais aptos prevaleçam sobre os maisfracos. O Estado deve estar ao serviço dos ricos e poderosos (os mais aptos) e manter na ordem os mais fracos (os operários, camponeses, etc.). 

Tema 3 questão 6

Os efeitos da Grande Depressão...
tracking img