Surgimento da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL

Desde de 1865, a Sociologia começa a dar seus primeiros passos no Brasil, sob forte influência do positivismo comteano, a obra “A escravatura no Brasil, de F.A Brandão Júnior, em 1872 Sílvio Romero, publicou “Etnologia selvagem” , e “Etnografia brasileira”, em 1872. No início da década de 1920, a Sociologia passa a ser ministrada em algumas escolas de SãoPaulo e Rio de Janeiro.

A Sociologia, como conhecimento científico acadêmico, propriamente dito, só surgiu em 1933, com a Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP), em São Paulo, pela influenciada sociologia norte americana, empirista, com o objetivo de formar técnicos, assessores e consultores capazes de fornecer conhecimentos que dessem amparo a decisões no aparato estatal/governamental.Em 1934 e 1935, respectivamente, foram fundadas a Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo e a Universidade do Distrito Federal (UDF), pela influencia da sociologia francesa, humanista eteórico-crítica, com o objetivo de formar professores para o ensino médio. Definindo, assim, o espaço profissional dos sociólogos: trabalhar nas estruturas governamentais ou ser professores.

Avalorização do cientificismo como a principal forma de conhecer e explicar a nação, também como instrumento para a possibilidade de modernizar a estrutura social brasileira vai se expressar na chamada: GERAÇÃO DE1930.

Despontam nesse período os intelectuais como: Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de Azevedo.

Com Caio Prado Júnior, destaca-se na obra EvoluçãoPolítica do Brasil, em 1933, uma historiografia de caráter social, através do método marxista, na análise da realidade brasileira. Em 1942 publicou Formação do Brasil contemporâneo, obra de granderepercussão, analisando a colonização brasileira, através das relações comerciais, agrárias e industriais.

Sérgio Buarque de Holanda, inicialmente crítico literário e cultural, publicou em 1936,...
tracking img