Conceitos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elasticidade na Economia

Na teoria econômica, o termo elasticidade significa sensibilidade. Na realidade, a elasticidade mostra quão sensíveis são os consumidores de um produto X (ou seus produtores), quando o seu preço sofre uma variação para mais ou para menos. Em outras palavras, a elasticidade serve para medir a reação – grande ou pequena – desses consumidores (ou de seus produtores)diante de uma variação do preço do produto X.
Neste caso, teríamos a chamada elasticidade-preço da demanda (ou, no caso dos produtores, a elasticidade-preço da oferta) por este produto. O mesmo raciocínio poderia ser aplicado em relação a uma variação na renda real dos consumidores. Neste caso, estaríamos medindo o quanto a demanda pelo bem X é sensível a uma variação na renda dos consumidores – eteríamos, então, a chamada elasticidade-renda. Mas, não vamos misturar as coisas: Vamos primeiro, nos fixar no conceito de elasticidade-preço. Depois analisaremos a questão da elasticidade renda.

Conceitos introdutórios
Mercado:
Conjunto de compradores e vendedores de determinado bem e em determinado espaço de tempo;

Oferta:
Unidades que os vendedores, no seu conjunto, estariam dispostos avender a cada preço possível;

Procura:
A Procura é a quantidade de um determinado bem, que os compradores, estarão disponíveis para comprar, a cada novel de preço.

Conceito de Elasticidade

A elasticidade-preço da procura: mede a variação percentual na quantidade procurada de um determinado bem que resulta da variação 1% no respectivo preço. Para a maior parte dos bens esta elasticidadeterá um valor negativo, dada à relação habitualmente negativa entre preços e quantidades procuradas. Nesses casos, diz-se que quanto maior o valor negativo da elasticidade, mais elástica é a procura, e quanto mais próxima de zero estiver a elasticidade, mais rígida é a procura.
A elasticidade-preço da oferta: corresponde à variação percentual verificada na quantidade oferecida pelos produtoresdecorrente de uma variação de 1% no preço do produto em causa. Por regra, a elasticidade-preço da oferta é positiva, pelo menos no curto prazo, já que é de esperar que com o aumento do preço de um produto no mercado, as intenções de venda dos produtores sofram também um aumento.
A elasticidade-preço cruzada: da procura representa a variação percentual na quantidade procurada de um bem provocado pelavariação de 1% no preço de outro bem. Esta elasticidade aplica-se a situações em que se verifica a existência de uma relação entre dois bens ou serviço, que pode ser de complementaridade ou de substituição no consumo. No caso de bens complementares, é de esperar que a elasticidade-preço cruzada da procura assuma valores negativos, já que o aumento do preço de um desses bens provocará à partida adiminuição na quantidade procurada dos dois, dada a sua relação de dependência. No caso de dois bens substitutos, em que o consumidor está disposto a trocar o consumo de um pelo outro, é de esperar que o aumento do preço de um deles implique o aumento da quantidade procurada do outro, pelo que a elasticidade-preço cruzada da procura será à partida positiva.
A elasticidade-rendimento: da procura medepor sua vez a variação percentual verificada na quantidade procurada de um bem resultante de uma alteração de 1% no rendimento. Assim sendo, pode dizer-seque, para bens normais (cuja quantidade procurada aumenta quando aumento o rendimento), a elasticidade-rendimento da procura é positiva, enquanto que para bens inferiores (cuja quantidade procurada diminui como consequência do aumento dorendimento) este indicador assumirá a partida valores negativo.

Elasticidade preço da Oferta

Noção:
Podemos definir a elasticidade preço da oferta como a alteração percentual na quantidade oferecida, que ocorre em resposta a uma variação de 1% no preço de um bem ou serviço.
Em alguns casos, a reação pode ser muito grande, em outra pequena e em uns poucos casos nem reação há. E note-se que é...
tracking img