Conceitos behavioristas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Behavioristas
Reforço Positivo: É todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.
Ex: Para reforçar positivamente seus funcionários a empresa pode oferecer umbônus, sendo dinheiro, viagens, promoções na carreira profissional, entre outros. Só receberam tal reforço se atingirem a meta que a empresa estabeleceu. Assim os funcionários ira sempre desempenhar damelhor maneira possível seu trabalho, pois sabe que será recompensado no fim do mês; Obtendo maior lucro para a empresa, com trabalhadores motivados.
Reforço Negativo: É todo evento que aumenta aprobabilidade futura da resposta que o remove ou atenua.
Ex: Dentro de um ambiente de trabalho, o funcionários comete irregularidades , tendo mau comportamento, ele leva uma advertência, resultandofuturamente em uma demissão.Assim esse comportamento indesejado diminui a cada advertência.
Comportamento Operante: É aquele que inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se pode dizer que emalgum momento tem efeito sobre ou algo do mundo ao redor, quer direta, quer indiretamente. Vai desde atividades mais simples de uma criança (agarrar objetos, balbuciar), ate as mais magníficashabilidades de um adulto.
Ex: O próprio trabalho dentro da organização, ou um simples ato de subir e coletar frutos das árvores por um coletor. Para uma empresa alimentícia.
Condicionamento Operante:Procedimento através do qual é modelada uma resposta (ação) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas.
Ex: Pode-se usar o condicionamento operante para diminuir o número defaltas. Para isso a empresa poderia desenvolver um sistema de gratificação diferenciada, onde a cada aumento no número de presenças, o funcionário receberia uma bonificação salarial no final do mês. Comisso, a resposta que é a presença do funcionário sofreria um aumento de freqüência pelo uso de um estímulo reforçador positivo que é a bonificação salarial.
Punição x Motivação:
Punição: É um...
tracking img