Papel e celulose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
 
PREPARO DA POLPA
 
DESAGREGADOR – O Desagregador, também comumente chamado de pulper ou hidrapulper, é o equipamento que tem pôr função desagregar as fibras contidas em  uma  pedaço  de  papel  em  água, transformando as aparas em polpa, o seu funcionamento é  muito  semelhante  ao  funcionamento  do  liquidificador  domestico. Alem de desagregar as aparas o seu rotor deve preservar asimpurezas contidas nas aparas no seu tamanho original, para facilitar a retirada das mesmas da polpa.
    A  polpa  obtida no desagregador e normalmente dissolvida em água numa consistência que deve ficar entre 7,0% a 8,5% de sólidos, para facilitar a descarga pôr uma  bomba  centrifuga,  com  um  tempo  médio  de  batida  em  torno  de  30  minutos, garantindo assim uma desagregação uniforme.Nesse processo é inserido químicos como matizante, com a finalidade de dar alvura ao papel branco, dispersante, com a finalidade de atuar na dispersão das “pintas” originadas na  desagregação e uma enzima biológica com a finalidade de dar resistência à seco. 
 
TANQUE DE MASSA  – É um tanque construído , com capacidade para aproximadamente 70 m³ de polpa. Nele esta Instalado uma agitadorsemelhante a uma hélice que tem pôr finalidade manter um regime de agitação na polpa para manter a  mesma homogênea durante o período de tempo que a mesma permanecer depositada no mesmo. A transferência da polpa deste tanque de massa para fase seguinte do processo é realizada pôr uma bomba centrifuga própria para polpa de papel. A consistência ideal para esse tanque é de 4,0 a 5,5% de sólidos.
 DEPURAÇÃO EM MEDIA CONSISTÊNCIA – A depuração como próprio nome diz, trata-se de uma limpeza que será realizada na  polpa, para tentar retirar todos os materiais que não são fibras contidos na polpa, e que estavam com as aparas que foram desagregadas. E a média consistência, porque irá trabalhar com a polpa na mesma consistência que foi desagregada, de 4,0 a 5,5%. A depuração normalmente é realizada emduas fases distintas para se obter melhor rendimento pois teremos dissolvidas nas aparas impurezas com características distintas de peso específico. A ( SAC ) – Depuração  pôr  centrifugação,  nesta  fase  da  depuração iremos tentar retirar da polpa as impurezas que tem o peso especifico maior que o da  polpa, que são: pedras, clipes,  grampos, areia,  peças metálicas e outros.O equipamento querealiza esta depuração provoca um centrifugação da polpa, forçando  com que as impurezas mais pesadas que a polpa sejam projetadas para baixo da  massa em circulação  no  equipamento, coletando  as mesmas em uma câmara selada na parte inferior do equipamento.
 
B  ( TIRA PLÁSTICOS ) -  Depuração pôr peneiramento, esta é a fase seguinte a depuração pôr centrifugação, nesta fase irá tentar retirar asimpurezas contidas na polpa, cujo o peso especifico é menor que o da polpa, é o caso de:  plásticos, Isopor, madeira, aglomerados de fibras, fibras sintéticas e outras. Este equipamento trabalha jogando a polpa contra uma placa perfurada com  pequenos furos, pêlos quais as fibras já devidamente desagregadas passam e ficam retidas as partículas das impurezas maiores que os furos da placa, pôr estemotivo é que no desagregador o rotor  somente deve fracionar as fibras e preservar com o tamanho original  as impurezas contidas nas aparas.  Porque é mais fácil retira-las enquanto as mesmas tem maior tamanho que as fibras. Mas  mesmo assim ainda passam pela depuração de media consistência algumas impurezas que podem prejudicar o processo. Após a limpeza de média consistência, a massa édepositada no tanque.
 
DEPURAÇÃO Á BAIXA CONSISTÊNCIA – Após a polpa ter passado pela depuração de média consistência e ter sido depositada no tanque de massa , iremos iniciar um novo  processo  de  depuração,  só  que  em  consistência  bem  mais  baixa,  em  torno  de 0,6 a 1,2% de sólidos, a polpa proveniente da bomba centrifuga do tanque de massa é diluída em água proveniente de um tanque que...
tracking img