Conceitos basicos da economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS DA ECONOMIA


A economia é considerada uma ciência social, pois com base no comportamento humano, estuda como as pessoas e as organizações se focam na produção, troca e consumode bens e serviços. A etimologia da palavra economia é de origem grega, onde “oikos” seria casa e “nomia” seria estudo/lei. No conceito mais atual é a ciência que estuda a sociedade, seus recursos, osbens, suas produções, as distribuições de bens e as necessidades humanas.
É através da economia que a sociedade se depara com questões que intrigam a todos, como é o caso da tentativa de resolver aequação dos recursos produtivos que são limitados e as necessidades e desejos humanos que são ilimitados, a escassez, que é problema econômico central de qualquer sociedade. Como a possibilidade desanar este problema definitivamente é nula, entendeu-se que a resolução para esta questão seria “contorná-lo, definindo prioridades para as alternativas.” No entanto, a elevação do padrão de vida e aevolução tecnológica fazem surgir novas necessidades, tornando cada vez mais difícil contornar essa situação.
“O Sistema Econômico é constituído por todas as leis, regulamentos, costumes e práticastomadas em conjunto, e suas relações com os componentes de uma economia (agentes econômicos).” A produção, troca e consumo de bens e serviços, são regidos por esse sistema.
Diferenciar necessidade dedesejo pode parecer fácil, no entanto, essa é uma questão em que até mesmo os estudiosos se confundem como é o caso de P. Kotler, um dos mais importante do mundo do marketing, que afirma: "Quando umanecessidade não é satisfeita, uma pessoa procurará um objeto que a satisfaça ou tentará reduzi-la. Os indivíduos que pertencem às sociedades industriais podem tentar encontrar ou desenvolver objetos quesatisfarão os seus desejos. As pessoas das sociedades menos desenvolvidas possivelmente tentarão reduzir ou satisfazer seus desejos com o que estiver disponível". Ele começa falando de necessidade...
tracking img