Conceitos basicos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de economia
ECONOMIA OIKONOMOS
oikos = casa nomos = lei

Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade devem direcionar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos de uma mesma sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas da melhor maneira possível.
Em qualquer sociedade, os recursosprodutivos (ou fatores de produção) são limitados, em oposição às necessidades humanas, que são ilimitadas.
O que e quanto produzir? Sociedade escolhe, dentro do leque de possibilidades limitadas de produção, os produtos e quantidades a serem produzidos.
Como produzir? Sociedade define de qual forma combinará os recursos utilizados na produção de bens e serviços, dado um nível tecnológicoexistente.
Para quem produzir? Sociedade define como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.
Sistema Econômico Forma política, social e econômica de organização de uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam, buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.Elementos Básicos de um sistema econômico Estoques de recursos produtivos ou fatores de produção; Complexo de unidades de produção (empresas); Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.
Classificação em dois grandes grupos: Sistema Socialista(ou economia planificada ou centralizada) - Questões econômicas resolvidas por um órgão central de planejamento; Propriedade públicados fatores de produção.
Sistema Capitalista(ou economia de mercado) - Funcionamento da economia é regido pelas forças do mercado; Propriedade privada dos fatores de produção; Sistema de mercado predominante atualmente.
Curva (ou fronteira) de possibilidades de produção (CPP) é a fronteira máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou dos fatores de produção de que sedispõe em dado momento. Trata-se de um conceito teórico que ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção produto de pleno emprego
A CPP mostra o tradeoff da sociedade, ou seja, a obtenção de alguma coisa, está sujeita a abrir mão de outra. “Nada é de graça”!
Lei dos custos de oportunidadecrescentes: Dadas como inalteradas as capacidades tecnológicas e de produção de uma economia e estando o sistema a operar a níveis de pleno emprego, a obtenção de quantidades adicionais de determinada classe de produto implica necessariamente a redução das quantidades de outra classe. Em resposta a constantes reduções impostas à classe que estará sendo sacrificada, serão obtidas quantidadesadicionais cada vez menos expressivas da classe cuja produção estará sendo aumentada, devido à relativa e progressiva inflexibilidade dos recursos de produção disponíveis e em uso.
Curva (Fronteira) de Possibilidade de Produção: Custo de Oportunidade / Custo alternativo / Custo implícito É o grau de sacrifício que se faz ao optar pela produção de um bem, em termos da produção alternativasacrificada. O custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la.
Declarações Positivas: os economistas tentam descrever (Descritivas) o mundo como ele é. Ex.: Uma redução na taxa de crescimento da quantidade de moeda reduziria a Taxa de Inflação. (Cientistas econômicos)
Declarações Normativas: os economistas prescrevem (Prescritivas) como o mundo deveria ser. Ex.: O Banco Centraldeveria reduzir a quantidade de moeda emitida. (Envolve: Valores, ética, religião, política, etc.) (Formuladores de políticas)
Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens.
Macroeconomia: é o ramo da Teoria...
tracking img